Projeto social de educação para adolescentes e crianças do DF é divulgado e recebe apoio de caçadores de bons exemplos
Despertar Sabedoria foi desenvolvido por Margarida Minervina, e atua no Sol Nascente. Projeto já ajudou mais de 200 jovens.
Projeto Despertar Sabedoria, no Sol Nascente, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Em 2011, um casal de administradores largou o emprego, e a casa onde moravam em Minas Gerais, para sair a caça de bons exemplos pelo Brasil. Neste ano, Eduardo e Iara Xavier voltaram ao Distrito Federal para rever um projeto social do Sol Nascente.
O projeto, que se chama Despertar Sabedoria, leva educação para a vida de crianças e adolescentes do Sol Nascente há 20 anos. A ideia é da piauiense Margarida Minervina, que veio para Brasília sozinha, com dois filhos pequenos, e aqui, resolveu cuidar de muitos outros.
Margarida trabalhava como gari e se formou em magistério. Quando ela viu a necessidade das outras mães, começou a acolher e dar aulas de reforço para a criançada.
A jovem Fernanda Oliveira, de 15 anos, é uma das 200 crianças e adolescentes que participam do projeto e se diz muito grata à dona Margarida. “Eu quero dizer que eu sou muito grata a ela por tudo que ela tem feito pela minha família. Ela é um exemplo muito forte pra mim, e tudo que ela tem passado pra mim eu agradeço muito”, afirma.
O projeto chamou a atenção dos caçadores de bons exemplos, que divulgou o trabalho da dona Margarida na Internet. Com isso, o Despertar Sabedoria recebeu ajuda e conseguiu aumentar a sede.
Margarida Minervina é fundadora do projeto Despertar Sabedoria, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
“Isso fez com que toda a comunidade valorizasse nosso trabalho e acreditasse na educação e é isso que nós queremos continuar, fazendo a diferença através da educação”, afirma Margarida Minervina.
Caçadores de bons exemplos
A viagem de Eduardo e Iara Xavier a procura de bons exemplos começou em 2011. Desde então, o casal já conheceu muitas ideias e ajudou 6.400 projetos em todo Brasil.
Quando os dois administradoras saíram de Minas Gerais, e pegaram a estrada à caça, sabiam que as economias do casal iriam acabar logo. No entanto, quando ficaram totalmente sem dinheiro, conseguiram doações e pequenos patrocínios.
Iara e Eduardo Xavier viajam pelo Brasil a caça de bons exemplos — Foto: TV Globo/Reprodução
O casal conta que nesses 11 de estrada nada de ruim aconteceu. Um exemplo disso é que nesse período, foram três pneus furados, sempre perto de uma borracharia.
Eduardo e Iara confiam tanto que tudo vai dar certo, que nem levam mais a barraca para dormir, pois acreditam no acolhimento das pessoas.
“O brasileiro é muito acolhedor, então a gente nunca passou fome, pelo contrário a gente engordou na estrada pq sempre tem um café, um almoço, um jantar. Mas principalmente a gente vive uma economia solidária e colaborativa na veia. Esse compartilhamento de coisas, de ideias, de matéria, de comida é o que nos mantém na estrada. A gente recebe e a gente doa”, conta Iara.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber