Ir para o conteúdo
Casa Economia Caixa define em estatuto maior participação de mulheres na gestão
Economia

Caixa define em estatuto maior participação de mulheres na gestão

Compartilhar
Compartilhar

Documento estabelece que ao menos um terço dos cargos de alta gestão sejam ocupados por mulheres. Banco também lançou o Plano de Enfrentamento ao Assédio Sexual

Em cerimônia realizada nesta terça-feira no Teatro da Caixa Cultural, a Caixa Econômica Federal apresentou seu novo Estatuto Social. O documento que passa a reger o funcionamento da instituição com diretrizes reforçadas de governança, transparência e inclusão. Entre as principais mudanças, o banco assumiu o compromisso de garantir que ao menos um terço dos cargos de alta gestão seja ocupado por mulheres.

Na mesma ocasião, foi lançado o Plano de Enfrentamento ao Assédio Sexual, iniciativa que marca um novo posicionamento institucional da Caixa diante do tema. O plano inclui ações de capacitação e treinamento, inclusive com módulos exclusivos para o público masculino. Também está prevista a criação de Salas de Acolhimento em unidades estratégicas da instituição, como os edifícios sede e Matriz II, em Brasília, além das representações da área de pessoas em todo o país.

Para reforçar o suporte a vítimas e o recebimento de denúncias, a CAIXA disponibilizou dois canais telefônicos: 0800 591 2563 (Canal de Acolhimento) e 0800 721 0738 (Canal de Denúncia).

Durante o evento, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, destacou o papel transformador das medidas. “Hoje, assumimos o compromisso de promover não somente a valorização da gestão feminina, mas a construção de um ambiente cada vez mais seguro, onde o respeito seja inegociável e onde as mulheres tenham espaço, voz e oportunidades reais para liderar, sem medo e com autoconfiança”, disse.

A secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), Elisa Leonel, elogiou a iniciativa pioneira. “A Caixa hoje está servindo de exemplo por ser a primeira empresa estatal a trazer para o Estatuto a previsão de inclusão de mulheres na diretoria executiva”, comentou.

Exemplo para organizações

Também presente no evento, a empresária Luiza Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, celebrou a formalização das medidas no documento oficial da empresa. “Uma coisa é ter um plano para igualdade. Outra é estar no estatuto. A atitude de hoje é um exemplo para muitas outras organizações”, observou.

Além do compromisso com a equidade de gênero, o novo Estatuto Social da CAIXA contempla: Simplificação do objeto social para reforçar o papel da Caixa como instituição financeira; Fortalecimento das estruturas de Governança, Corregedoria e Controle Interno; Diretrizes alinhadas ao ambiente regulatório, ao contexto de mercado e às estratégias da empresa pública.

O novo estatuto já está disponível para consulta pública no site da Caixa.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Virginia prestará depoimento à CPI das Bets na próxima semana

Influenciadora será ouvida como testemunha por comissão do Senado que investiga irregularidades...

Febraban apura concessões indevidas de crédito consignado no INSS

De acordo com a federação, havendo a confirmação de que o empréstimo...

Dólar opera em volatilidade com negociações entre EUA e China

Mercado ainda aguarda as decisões desta Super Quarta sobre os juros do...

Fraudes no INSS começaram ainda em 2016, aponta relatório da CGU

Investigação da Controladoria-Geral da União afirma que irregularidades no INSS são muito...