Senador Ciro Nogueira, copresidente da União Progressista, diz que partidos devem se unir para eleger vice-governadora
O almoço-debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide-DF), nesta terça-feira (6/5), teve fortes indícios de que foi dada a largada para a corrida eleitoral de 2026 na capital federal. O evento teve como palestrante o senador Ciro Nogueira (PP-PI), copresidente da União Progressista — federação recém-formada entre os partidos Progressistas (PP) e União Brasil. Ele considerou que deve haver um alinhamento entre o grupo de centro-direita e os partidos que integram a base do governador Ibaneis Rocha (MDB). Dessa forma, em sua opinião, isso ajudará a eleger a vice-governadora Celina Leão (PP) como chefe do Executivo do DF no ano que vem.
“Precisamos furar um pouco dessa bolha de Brasília, dessa polarização absurda em que o país se encontra, e falar dos desafios que pensamos principalmente para 2026. Além disso, realmente, devemos discutir o processo eleitoral, ver o que podemos aproveitar neste ano do Congresso Nacional e apresentar as propostas que realmente possam ajudar o nosso país a crescer”, acrescentou.
Sobre Celina Leão, pré-candidata da União Progressista, o senador ressaltou que: “Ela está fazendo um grande trabalho ao lado do governador Ibaneis, tem experiência e diversos serviços prestados à cidade. Tenho certeza de que será uma grande governadora”.
A vice-governadora destacou a relevância política do encontro. “Foi uma oportunidade do Ciro (Nogueira) compartilhar um pouco do que ele pensa sobre o Brasil. Ele nos ajudou na última eleição e tenho certeza de que, nesta legislatura, onde eu sou a candidata, não será diferente”, afirmou.
Celina lembrou que tem uma visão de governo mais liberal e voltada ao incentivo empresarial. “Nós temos uma postura, realmente, de incentivar o empresariado, de diminuir impostos, de geração de emprego, de renda, de trazer investimentos para o Distrito Federal. O meu perfil é de um estado realmente efetivo, que gasta seus recursos dentro da normalidade, não um estado inchado”, explicou.
Já o chefe do Burti, Ibaneis, relembrou a aliança construída com a vice-governadora desde as eleições de 2018 e também reafirmou que ela é seu nome natural para a sucessão. “Esperamos governar o Distrito Federal ainda por muitos anos, com Celina assumindo o governo em abril do ano que vem e galgando, aí, uma eleição. Será um processo bastante disputado, mas, pela transformação que fizemos no DF ao longo dos últimos seis anos, tenho certeza de que o eleitor vai saber compreender”, declarou. “É hora da centro-direita se reunir”, acrescentou o governador.
Participação
Por outro lado, o empresário Paulo Octávio, anfitrião do evento, presidente do PSD-DF e ex-vice-governador, destacou a importância da federação criada. “A criação da União Progressista vem numa hora muito importante da política brasileira. São partidos enormes, com o maior número de deputados da Câmara Federal, além de senadores, prefeitos e vereadores. Essa federação pode decidir a eleição do ano que vem, em vários níveis, não só a federal, mas nos estados também”, disse.
Para ele, o país precisa de menos Estado e mais participação do setor produtivo. “Nós estamos um pouco omissos. É importante que o setor produtivo apresente um projeto para o Brasil, não para os partidos, não para os candidatos, mas para o Brasil. Os empresários têm que se manifestar e mostrar que são a locomotiva do Brasil. Na minha visão, está faltando muito uma participação mais ativa de quem trabalha, gera empregos, que paga impostos”, destacou Paulo Octávio.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Fumaça preta surge e conclave não elege papa em 1ª votação
- GDF investe em ações para reforçar atendimento de crianças com doenças respiratórias
- Virginia prestará depoimento à CPI das Bets na próxima semana
- Moraes marca depoimentos das testemunhas da ação de golpe de Estado; veja lista
- CCJ analisa suspensão de processo contra Ramagem, acusado de tentativa de golpe
Deixe um comentário