Um projeto aprovado nesta terça-feira (6/5) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) modifica a Lei de número 5.931, de julho de 2017, e garante a clubes recreativos e esportivos o direito de proibir a entrada de usuários com alimentos ou bebidas em suas dependências.
Segundo o texto da proposta, de autoria do deputado distrital Iolando (MDB), esses estabelecimentos poderão definir “regras específicas para o consumo de alimentos e bebidas em suas dependências”.
Os clubes, inclusive, poderão restringir determinadas embalagens “que apresentem potencial risco para o consumidor e para o público, desde que o consumidor seja informado, mediante divulgação prévia”.
“A proteção ao consumidor não pode se sobrepor ao direito de propriedade dos estabelecimentos comerciais, como é o caso da Lei nº 5.931, que restringe o direito dos estabelecimentos de decidirem sobre o ingresso de produtos adquiridos fora de seus estabelecimentos. A livre iniciativa, garantida pelo Art. 170 da Constituição, é um princípio fundamental da ordem econômica e deve ser respeitado”, diz o texto do projeto.
Conforme o projeto, a Lei de número 5.931 “tem gerado prejuízos para os próprios estabelecimentos. “Como no caso de clubes sociais, que investem em serviços de alimentação em suas dependências e acabam perdendo associados que optam por levar alimentos de fora”, disse o deputado, na proposição.
“Isso pode prejudicar o serviço oferecido pelo clube, a economia local e até mesmo inviabilizar alguns negócios”, consta na proposta.
Anteriormente, a Lei 5.931 proibia qualquer espaços de lazer e de entretenimento cultural ou esportivo – que explorem serviços de alimentação em suas dependências – de impedir a entrada de consumidor com produtos alimentícios. Com a modificação, clubes ficam isentos do determinado na lei .
Aprovado por deputados distritais, o PL seguirá para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Fumaça preta surge e conclave não elege papa em 1ª votação
Cardeais seguem reunidos na Capela Sistina em processo que exige maioria qualificada para escolha do sucessor de Francisco A primeira rodada de votação do conclave para escolha do próximo papa, realizada nesta quarta-feira (7/5), terminou sem ninguém eleito. Como prevê a tradição, a fumaça preta que saiu pela chaminé da Capela Sistina indicou que nenhum dos 133…
GDF investe em ações para reforçar atendimento de crianças com doenças respiratórias
Além da aquisição inédita do medicamento Nirsevimabe, SES-DF também contratou mais médicos neonatologistas e novas UTIs pediátricas Para garantir um atendimento mais eficiente às crianças durante o período de aumento de doenças respiratórias, o Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo em ações pioneiras, como a contratação de unidades de terapia intensiva (UTI) e a…
Virginia prestará depoimento à CPI das Bets na próxima semana
Influenciadora será ouvida como testemunha por comissão do Senado que investiga irregularidades no setor de apostas on-line após pedido da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) A influenciadora digital Virginia Fonseca deve prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets, na próxima terça-feira (13/5), às 11h. Ela será ouvida na condição de testemunha, em sessão marcada…
Deixe um comentário