Ir para o conteúdo
Casa Esporte Ginastas brasilienses se preparam para participar de campeonato nacional no Nilson Nelson
Esporte

Ginastas brasilienses se preparam para participar de campeonato nacional no Nilson Nelson

Compartilhar
Compartilhar

Atletas vão representar o DF no Torneio Brasil de Ginástica Artística 2025, que começa nesta sexta-feira (9) e vai até domingo (11), com entrada gratuita

Treinos intensos e atenção a detalhes valiosos marcam a rotina dos atletas brasilienses Fernando Cauã Cantuária, Eduardo Rodarte e Rafael Akira na preparação para o Torneio Brasil de Ginástica Artística 2025. Os esportistas representarão o Distrito Federal na categoria adulto da competição, que ocorre de sexta-feira (9) a domingo (11), na Arena BRB Nilson Nelson, com entrada gratuita.

Fernando Cauã vive rotina intensa de treinos: “Tem que regrar um pouco a alimentação, nada de hambúrguer e pizza aos finais de semana. Mas é tranquilo, vale o sacrifício” | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Esta será a primeira vez que Fernando e Eduardo, ambos com 18 anos, vão concorrer à posição mais alta do torneio, enquanto para Rafael, 20, será a segunda oportunidade. Haverá classificatórias e finais nas categorias masculina e feminina, disputadas por aparelhos.

Rafael Akira: “Vamos estar ao lado de atletas que já foram para os campeonatos mundiais, então vai ser bem legal”

Rafael escolheu as três categorias com que mais tem afinidade para galgar as medalhas de ouro. “Não consegui ir na edição passada porque me lesionei, e desde então estou treinando forte para tentar algum resultado esse ano”, conta. “Vou competir no solo, no cavalo e na barra fixa. Vamos estar ao lado de atletas que já foram para os campeonatos mundiais, então vai ser bem legal. Chamei meus amigos e familiares para me prestigiar, e estou bem feliz”.

O preparo dos três ginastas envolve disciplina e precisão, com atenção às técnicas e coreografias. “Treinamos de segunda a sexta, das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h”, detalha Fernando Cauã. “Tem que regrar um pouco a alimentação, nada de hambúrguer e pizza aos finais de semana. Mas é tranquilo, vale o sacrifício. É um sentimento único. A própria Rebecca Andrade, que ganhou um monte de medalhas nas Olímpiadas, vai vir. E estaremos em casa, com os familiares olhando. É uma pressãozinha a mais, mas acho que vai ser legal”.

Os jovens praticam o esporte no Centro Regional de Treinamento e Desenvolvimento da Ginástica, no Pavilhão do Parque da Cidade. Começaram a jornada há quase dez anos, no Centro de Ensino Médio Setor Oeste (Cemso), e acumulam diversas participações em disputas nacionais. As viagens contaram com apoio do programa Compete Brasília, coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF). Também são atendidos pelo Bolsa Atleta, disponibilizado pela pasta.

Os incentivos permitem que os ginastas estejam presentes no cenário do esporte. Eduardo já competiu em Aracaju (SE) e em Anápolis (GO), entre outras localidades, graças ao GDF. “Ajuda muito com o financeiro”, aponta ele. “Compramos as passagens, os protetores, o magnésio, que precisamos usar para treinar, e até uniformes e alimentação”. Sobre competir em casa, ele afirma: “O sentimento é de alegria. Já treino faz mais de uns nove anos, então a ginástica é vida para mim”.

Mais de 3,5 mil pessoas treinaram no centro regional da ginástica no ano passado, segundo um dos treinadores do espaço e presidente da Federação Brasiliense de Ginástica, Carlos Augusto Bezerra. Com mais de 30 anos de experiência no esporte, ele defende a importância de oferecer um local adequado para a prática, bem como lembra que é importante fomentar a participação dos atletas nas competições.

Eduardo Rodarte: “O sentimento é de alegria. Já treino faz mais de uns nove anos, então a ginástica é vida para mim”

“Sem essa infraestrutura, jamais conseguiríamos chegar ao nível a que chegamos”, avalia. “Agradecemos à Secretaria de Esporte e Lazer por isso, mas também pelos programas Compete Brasil e Bolsa Atleta, que possibilitam que eles continuem a carreira esportiva. As escolinhas fazem a parte de base, com a formação dos atletas – que, depois que galgam um nível maior de técnica, são chamados para treinar aqui no nosso centro. Conseguimos contemplar muitas crianças, jovens e adultos dentro das modalidades da federação.”

Competição

Brasília receberá sete campeonatos nacionais de ginástica neste ano, graças a uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da SEL-DF, com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O primeiro é o Troféu Brasil de Ginástica Artística 2025. O último lote de ingressos gratuitos foi disponibilizado nesta terça-feira (6), em uma plataforma digital. A entrada é gratuita, mas a retirada do ticket digital é obrigatória.

“Sediar sete campeonatos nacionais de ginástica ao longo de 2025 reafirma o compromisso do DF com o esporte e com a realização de grandes eventos”, defende a vice-governadora Celina Leão. “É fruto de muito trabalho, dedicação, investimentos e parcerias bem-sucedidas que consolidam a nossa cidade como a capital do esporte. O resultado são vidas transformadas por meio do esporte, incluídos os nossos atletas que estarão nas competições, e o aquecimento da nossa economia fomentado pelas delegações que vêm para os jogos.”

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, enfatiza a importância de trazer eventos nacionais para o DF para incentivar e impulsionar a carreira dos brasilienses e destaca o potencial de Brasília para sediar grandes eventos nacionais e internacionais: “Damos a oportunidade de os atletas locais participarem e terem essa experiência. Sabemos o quanto Brasília é estratégica, com um hub aeroportuário que oferece voos diretos para todas as capitais, e com a facilidade de que os trajetos dentro do Plano Piloto podem ser feitos em 10, 15 minutos, o que facilita eventos dessa magnitude”.

A capital federal também receberá o Campeonato Brasileiro e o Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica, o Campeonato Brasileiro e o Torneio Nacional de Ginástica Acrobática, além do Campeonato Brasileiro de Parkour. Todas as provas fazem parte do calendário nacional da CBG e integram o circuito de alto rendimento do país.

Troféu Brasil de Ginástica Artística 2025

⇒ Data: de sexta-feira (9) a domingo (11)
⇒ Local: Arena BRB Nilson Nelson
⇒ Ingressos: gratuitos, com retirada antecipada pela plataforma Sympla

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Caso é reaberto, e Daniel Alves irá a julgamento na instância mais alta da Justiça da Espanha

Daniel Alves irá a julgamento na instância mais alta da Justiça da...

Flamengo joga pela primeira vez em sua história em Santiago del Estero, na Argentina

Estádio Único Madre de Ciudades em Santiago del Estero, no norte da...

Inter e Barça fazem jogo épico, e a gente se lembra que ainda existe um esporte chamado futebol

Se você ainda ama o futebol, mas andava desanimado com o que...

Deputada aciona STF por afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da CBF

Ednaldo Rodrigues volta à mira do STF A situação de Ednaldo Rodrigues...