Número de casos de violência contra idosos aumentam em Ceilândia, mostra Mapa da Violência
O Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do DF lançado pela Central Judicial do Idoso (CJI) mostra que Ceilândia é a cidade com o maior número de casos de violência contra pessoas da terceira idade. De acordo com o mapa, a região administrativa registrou 1.619 casos, seguido de Taguatinga (1.046 casos) e o Plano Piloto (878 casos). Os números mostram ainda que as denúncias de violência contra idosos no Distrito Federal aumentaram 10,97% de 2017 para 2018 – um aumento de 76 casos por ano.
As denúncias foram registradas por meio do disque 100 do governo federal, e integra o Mapa de Violência Contra a Pessoa Idosa do Distrito Federal, que integra a Central Judicial do Idoso, órgão do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT).
Entre os dados analisados está a violência psicológica, que ocorre, segundo o mapa, em 30,84% dos casos; já as principais agressões seriam cometidas pelos próprios filhos, tipo de ocorrência que representa 57,49% das denúncias. O Mapa mostra ainda que a idade das vítimas se concentra na faixa de 60 a 69 anos (35,07%) e os casos relativos a mulheres representam 62,21% das ocorrências registradas.
Além de ser a região que mais possui denúncias de violência contra idosos, Ceilândia é também o local onde se vive a maioria dos idosos do DF.
Para conhecer a edição atual do Mapa e as anteriores, clique aqui.
Para saber mais sobre a Central Judicial do Idoso clique aqui.
Siga nossas redes sociais
Site: http://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5