Fábrica Social abre 600 vagas para curso gratuito de corte e costura no DF; veja como participar
Inscrições estão abertas até 12 de outubro, pela internet ou em unidades da Secretaria de Trabalho. Confira requisitos para inscrição, datas e mais informações sobre iniciativa.
O projeto Fábrica Social abriu 600 vagas para curso gratuito de capacitação profissional em corte e costura, voltado para pessoas em vulnerabilidade econômica. As inscrições devem ser feitas pelo site, ou em qualquer unidade de atendimento da Secretaria do Trabalho (Setrab), até o dia 12 de outubro (veja requisitos abaixo).
As aulas ocorrem presencialmente no Centro de Capacitação Profissional Fábrica Social, na Cidade do Automóvel: são 300 vagas para o turno matutino e 300 para o vespertino. A data de início ainda será divulgada pela Setrab.
A pasta também disponibiliza atendimento para auxiliar no preenchimento do formulário de inscrição, nas Agências do Trabalhador, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Requisitos
Para participar, o interessado precisa ter, no mínimo, 16 anos de idade e morar no DF. Também é preciso:
- Ser membro de famílias cadastradas no antigo programa Bolsa Família, atual Auxílio Brasil;
- Ter inscrição atualizada no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Ter renda familiar per capita de até R$ 200;
- Não ter participado de nenhum processo de capacitação e qualificação no Programa Fábrica Social;
- Pessoas com deficiência (PCD) precisam apresentar o laudo médico – validade máxima de 12 meses em caso de doença temporária.
Sorteio
De acordo com a Setrab, a seleção dos candidatos será feita por meio de sorteio, no dia 14 de outubro, em um sistema eletrônico que vai avaliar os requisitos socioeconômicos para ocupação das vagas.
Já a relação dos sorteados será publicada a partir do dia 17 de outubro no site da Setrab, redes sociais, aplicativos de mensagens e/ou por SMS e ligações. Se sobrarem vagas, os demais candidatos serão convocados, em segunda chamada, na data provável de 27 de outubro.
Matrícula
Agência do trabalhador na Estrutural, no DF — Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília
Os contemplados devem apresentar a documentação (veja lista abaixo), no período de 18 a 26 de outubro, das 8h às 17h, na Fábrica Social, que fica na SCIA Quadra 14, Conjunto 02, Lote 16 – Cidade do Automóvel – SCIA.
Já para os convocados em segunda chamada, o período de matrícula será entre 28 e 31 de outubro, das 8h às 17h.
A Setrab comunica que serão realizadas três tentativas de contato telefônico para efetivar o agendamento da matrícula. “Feitas as três tentativas e não obtendo sucesso no contato, o candidato será diretamente excluído do processo de seleção”, informa nota.
Para a realização da matrícula, os contemplados devem apresentar a versão original dos seguintes documentos:
- Número de Identificação Social (NIS) e Cadastro Único
- CPF
- Documento oficial de identificação com foto
- Comprovante de residência atualizado e/ou declaração de residência elaborada a próprio punho
- Pessoa com deficiência deve apresentar laudo médico
Para mais esclarecimentos, é possível contatar a Subsecretaria de Integração de Ações Sociais (Sias), pelo telefone (61) 3773-9570 ou WhatsApp: (61) 98199-2315.
Fonte: G1
Siga nossas redes sociais
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta