Ex-presidente do PT de Ceilândia, Jeová Rodrigues, pede união no PT-DF e diz que o momento é ideal para o partido ter candidatura própria em 2026
O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ceilândia, Jeová Rodrigues, afirmou, em análise feita em suas redes sociais, que o PT precisa se recompor e fazer uma avaliação séria sobre os pleitos municipais que aconteceram nesta domingo (6). Para o ex-presidente, o momento é de unir as forças e reagrupar a militância do PT para que em 2026 cresça o número de eleitos pelo partido.
“Temos que trabalhar com mais união. Temos que olhar mais para a militância, tem que chamar militância para discutir, tem que trazer essa militância e dizer o que está acontecendo com o PT, porque não ganhamos uma capital, e não é por isso e nós vamos esmorecer. Nós já tivemos problemas muito maiores, problema nós vamos sempre ter, mas agora quando nós sentamos e discutimos e unimos as coisas saem melhores”, afirmou o petista.
Jeová Rodrigues também lembrou que apenas a força de vontade e as estratégias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva são insuficientes para o PT e a esquerda crescerem. Segundo ele, é preciso haver uma coordenação nacional que acerte os ponteiros em todos os estados e que, assim, possa dirigir a militância, os candidatos a um projeto de governo que vise a melhoria real da vida do povo brasileiro.
“Apesar que é o nosso mestre o Lula diz uma coisa, nós não podemos contrariar porque o Lula faz a coisa correta, aonde o Lula meteu o dedo a coisa fluiu, mas não deu conta de organizar o PT em todos os municípios e muitos municípios tiveram candidato por oportunismo. As instâncias do PT não podem deixar que isso ocorra, o PT, as direções do PT, seja estadual, seja municipal, tem que discutir melhor os seus nomes, quem é mais competitivo, quem é que tem mais condições de fazer um debate, de fazer uma disputa competitiva e não deixar levar por oportunismo, só para pegar o fundo partidário”, lembra o ex-presidente do PT de Ceilândia.
Para Jeová Rodrigues, o avanço da centro-direita nessas eleições, não necessariamente é resultado de sua força política, mas, sim, de suas alianças, de sua desinibição de mostrar para que veio e de jogar sujo, como foi feito em São Paulo, onde o candidato Pablo Marçal (PRTB) uso de estratégias pouco convencionais e até ilegais para tentar vencer o pleito.
“O resultado para a esquerda foi positivo, mas precisamos das nossas lideranças. Dos nossos deputados, e claro, precisamos neste ano de 2026 para governador no Distrito Federal ter uma discussão maior, nós podemos eleger um governador, um senador e um grande números de deputados distritais e federais. Por isso, vamos deixar de picuinha, de briguinhas, de birra. Eu acho que o PT nacional tem que chegar para o PT do Distrito Federal e discutir aquilo que é interessante, aquilo que vai dar vitória ao PT para ajudar a população do Distrito Federal”, salienta.
Jeová Rodrigues ainda lembrou que na capital federal o PT ainda continua tendo sua credibilidade. Segundo ele, os deputados distritais da legenda – Gabriel Magno, Chico Vigilante e Ricardo Vale – estão fazendo um bom mandato e são exemplos de que a sigla ainda é forte no DF. Porém, como ele ressaltou, é preciso deixar as particularidades de lado e se unir em torno de um projeto de bem-estar social que atenda às necessidades do povo. Não adianta mais promessas e discursos soltos ao vento, o momento mostra que é hora de agir, de mostrar serviço, de ser mais pragmático do que teórico.
“Vamos reunir e unir a militância, não vamos deixar a militância de fora e só os capas [dirigentes] reunirem lá e tirar os nomes e botar na rua porque a militância não vai comprar isso. Na minha humilde opinião, eu acho que o PT do Distrito Federal está caminhando para uma unificação, para não ceder mais a nossa legenda para partidos nanicos que não tem militância, não tem voto. Temos que trazer toda a esquerda, trazer esses partidos para nós”, avalia.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, segundo cargo mais importante dentro do escalão da pasta, Swedenberger do Nascimento Barbosa, mais conhecido como Berger, foi um dos presentes participou da sessão solene, ocorrida nesta quinta-feira (21), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para celebrar os 30 anos da eleição do 1º governo do Partido dos…
-
Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
O primeiro governo do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal foi comandado pelo ex-governador Cristovam Buarque e pela sua vice Arlete Sampaio. Em razão disso, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), celebrou nesta quinta-feira os 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF. O evento, aconteceu a pedido do deputado…
-
Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
O deputado distrital Ricardo Vale (PT) marcou presença na noite desta quinta-feira (21) no evento de comemoração os 30 anos da eleição do 1º Governo do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal. Em um Plenário lotado de filiados e simpatizantes do PT, o deputado disse que as comemorações servem para marcar um “momento importante” que…