
Parlamentares da bancada do DF comemoram eleição e preparam terreno para 2026
Com as eleições municipais de ontem, a reeleição de prefeitos e o surgimento de novos nomes para comandar as cidades do Entorno do Distrito Federal, a nova configuração política foi elogiada por parlamentares da bancada do DF no Congresso Nacional ouvidos pelo Correio, especialmente os de direita. Todos os 11 municípios que compõem a Região Metropolitana, elegeram prefeitos ligados ao centro-direita.
Nenhum dos municípios escolheu prefeitos de partidos de esquerda. Já os partidos de centro conquistaram as prefeituras dos outros sete municípios. Para o cientista político Arthur Reis, a direita saiu fortalecida dessas eleições, especialmente para os parlamentares da bancada que se envolveram diretamente na campanha municipal no Entorno. “Aqueles deputados e senadores que fizeram as escolhas corretas certamente sairão na frente, com uma base consolidada, considerando também que 37% dos eleitores da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), por exemplo, ainda votam na capital federal”, destacou.
Reis também enfatizou o impacto da polarização política. “O parlamentar que conseguiu se destacar e souber usar a polarização a seu favor estará em vantagem para 2026. Contudo, é fundamental conquistar os eleitores do próprio Distrito Federal, onde o cenário político está bastante aquecido para as eleições que ocorrerão daqui a dois anos”, concluiu.
O Correio conversou com alguns parlamentares que integram a bancada do DF no Congresso Nacional. Veja o que eles pensam sobre o resultado das eleições municipais:
Senador Izalci Lucas (PSDB)
“As coisas foram perfeitas para a direita. Sempre dissemos em reuniões e comícios que 2026 passa por 2024, e que estas eleições seriam fundamentais, pois dependíamos do apoio dos prefeitos. Agora, com esses resultados, começa o caminho para 2026. Onde a esquerda governa, vemos um verdadeiro estrago. Estamos aguardando as próximas etapas, mas confiantes de que o cenário será cada vez mais favorável para nós em 2026. A partir de hoje, começamos a prever o que vai vir daqui dois anos.”
Deputado Gilvan Máximo (Republicanos)
“Os políticos do Entorno amadureceram muito ao longo dos anos, assim como o eleitorado. As cidades da região têm vida própria, mas ainda dependem bastante de Brasília, especialmente na área da saúde. Além disso, a maior parte da mão de obra que movimenta o comércio e ajuda no desenvolvimento da capital vem do Entorno. Temos muitos partidos de centro e direita atuando, com políticos experientes, testados e aprovados, que fizeram grandes mandatos. Para nós, o caminho começa a ser pavimentado com os resultados de hoje, pensando em 2026.”
Deputada Bia Kicis (PL)
“Estamos muito felizes com os resultados das eleições no Entorno. Conseguimos eleger nossa candidata em Formosa, a vereadora Simone Ribeiro, que se tornou a primeira mulher a assumir a prefeitura da cidade. Foi uma eleição belíssima, e lutamos muito por ela. Também tivemos sucesso em outras cidades, como Cabeceiras e Cristalina. Na capital, em Goiânia, também conseguimos. É uma super vitória para nós nesses locais. O resultado geral no Entorno é extremamente positivo para nós.”
Deputado Júlio César Ribeiro (Republicanos)
“O balanço que eu faço é muito produtivo. Praticamente em todas as cidades do Entorno tivemos êxito. A única exceção foi em Formosa, onde o candidato que apoiei não venceu. No restante, todos os que eu apoiei, graças a Deus, alcançaram a vitória. Então, o balanço é bem positivo, e, sem dúvida, tenho certeza de que, em 2026, contarei com o apoio da maioria dos prefeitos, já que nos dedicamos com muita força. Portanto, o resultado é muito positivo.”
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Distrital Max Maciel diz que decisão do BRB de comprar o banco Master precisa passar pelo plenário da CLDF
O deputado distrital Max Maciel (Psol) disse, em entrevista ao TaguaCei, nesta semana, que a decisão do Banco de Brasília (BRB) de comprar o banco Master precisa ser avaliada também pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). De acordo com Max, pelo fato do BRB ser um banco público, cabe aos distritais, representantes…
-
‘Nunca teve tanto dinheiro para a saúde como tem hoje no DF, portanto, está faltando uma gestão eficiente’, pontua Chico Vigilante
Em entrevista ao TaguaCei, direto do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT), comentou a respeito dos serviços públicos de saúde do Distrito Federal e afirmou que, se a condição desses serviços está precária, o motivo não é a falta de recurso financeiro, mas, sim, a falta de…
-
‘O Brasil do Lula é bem melhor’, diz deputado Alencar Santana
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) fez diversos elogios à forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conduzido seu governo. O deputado, que falou com o TaguaCei, nesta semana direto da Câmara dos Deputados, ressaltou que o modelo de gestão adotado pelo governo Lula já tem surtido efeitos positivos em todos…