Ir para o conteúdo
Casa Política Governo “Arte e liberdade são inseparáveis”, diz Janja em entrega de obras restauradas
Governo

“Arte e liberdade são inseparáveis”, diz Janja em entrega de obras restauradas

Compartilhar
Compartilhar

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, declarou nesta quarta-feira (8/1) que “arte e liberdade são inseparáveis”, ao discursar durante a entrega de obras de arte danificadas durante os ataques de 8 de janeiro, no Palácio do Planalto.

Primeira a falar, Janja destacou o papel dos artistas na defesa da liberdade e da democracia, e citou a premiação com o Globo de Ouro conquistada pela atriz Fernanda Torres, pelo filme Ainda estou aqui, que retrata a ditadura militar no Brasil. Ela defendeu ainda que o Planalto e as obras de arte danificadas são patrimônio de todos os brasileiros.

 “Estamos aqui para celebrar e reforçar a democracia, e entregar ao povo brasileiro o seu patrimônio inteiramente restaurado”, declarou a primeira-dama.

“O país não aceita mais o autoritarismo. O que aconteceu nessa praça dos Três Poderes precisa estar na nossa memória, na memória do nosso país de que a democracia precisa ser defendida diariamente, não importa o esforço”, acrescentou Janja.

Dois anos dos ataques

A entrega de 21 obras de arte restauradas ao Palácio do Planalto faz parte de uma série de eventos realizada hoje pelo governo federal em memória dos dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

As peças incluem o quadro As Mulatas, do pintor Emiliano di Cavalcanti, e um relógio que foi de Dom João VI, e trazido para o Brasil em 1808, com a vinda da corte portuguesa. Os itens foram restaurados, em sua maioria, em um laboratório montado no Palácio da Alvorada.

“O Palácio do Planalto, onde estamos hoje, foi vítima do ódio que estimula e continua estimulando atos antidemocráticos, falas fascistas e autoritárias. Para isso, nossa resposta é união, solidariedade e amor”, disse ainda Janja.

A primeira-dama também destacou o trabalho dos servidores do Planalto, e lembrou o papel dos artistas na defesa da democracia. Ela voltou a celebrar a vitória de Fernanda Torres como melhor atriz no Globo de Ouro, em um filme que retrata “uma parte triste, mas que não podemos esquecer” da história brasileira, que foi a ditadura militar.

“Não houve momento da História em que as ações autoritárias aconteceram sem que nossos artistas levantassem a voz em defesa da nossa democracia”, frisou Janja. “O Palácio do Planalto e suas obras são bens que nos unem e nos orgulham, independente das nossas diferenças. Somos brasileiros e brasileiras, e devemos exaltar o que construímos juntos’, emendou.

Também participam da entrega o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, bem como a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Apagão omite dados da fila de brasileiros que aguardam concessões do INSS

    Apagão omite dados da fila de brasileiros que aguardam concessões do INSS

    Último Boletim da Previdência foi publicado em dezembro. À época, eram 2,043 milhões de pedidos de benefício sem respostas O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixou de divulgar mensalmente os dados sobre a fila de pedidos de benefícios previdenciários e assistenciais, provocando um apagão nos dados sobre brasileiros que aguardam atendimento. O último Boletim…

  • BC libera a recondução do presidente do BRB

    BC libera a recondução do presidente do BRB

    O banco comunicou, nesta quarta-feira (14), ao mercado sobre a recondução de Paulo Henrique Costa ao cargo de presidente do banco, ao qual ele foi eleito pelo Conselho de Administração O Banco Central deu o aval para que o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, permaneça no cargo. A decisão foi comunicada…

  • No primeiro dia de atendimento, 474 mil pessoas contestaram desconto

    No primeiro dia de atendimento, 474 mil pessoas contestaram desconto

    Reclamação já pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS. Governo não informou quando começa o prazo de devolução dos recursos retirados de aposentados e pensionistas Balanço divulgado nesta quarta-feira (14) pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, mostra dados alarmantes sobre a quantidade de denúncias envolvendo descontos não reconhecidos em…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Comandante da Marinha assume interinamente Ministério da Defesa

O almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante da Marinha do...

Lula destaca interesse em usinas nucleares em reunião com Putin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou interesse na geração de...

Na Rússia, Lula celebra 80 anos da vitória contra o nazismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (9), em...

Governo Lula fecha propostas para regular big techs

O governo Lula concluiu a elaboração de dois projetos de lei para...