Mulheres dedicam quase o dobro de horas às tarefas domésticas do que homens
Além disso, segundo o IBGE, o rendimento das mulheres foi, em média, equivalente a 78,9% do recebido por homens
No Dia Internacional da Mulher, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a desigualdade de gênero ainda é uma realidade no país e há muito o que avançar. Em 2022, a taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho foi de 53,3% enquanto a dos homens foi de 73,2%. Além disso, o índice de informalidade delas (39,6%) é maior que a deles (37,3%).
No mesmo ano, enquanto as mulheres dedicaram, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e/ou cuidado de pessoas, os homens gastaram 11,7 horas. As mulheres pretas ou pardas dedicaram 1,6 hora a mais por semana nessas tarefas do que as brancas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta sexta-feira (8/3)
Um outro fator preocupante é a diferença de salários, pois o rendimento das mulheres foi, em média, equivalente a 78,9% do recebido por homens. A maior diferença no rendimento, em 2022, estava no grupo de profissionais das ciências e intelectuais: elas receberam o equivalente a 63,3% da média dos homens.
Escolaridade e renda
O levantamento do IBGE também mostra diferenças raciais no acesso à educação, pois cerca de 39,7% das mulheres brancas de 18 a 24 anos estudavam, enquanto que entre as pretas ou pardas, essa proporção era de 27,9%. Já a proporção de mulheres brancas com 25 anos de idade ou mais que tinham completado o nível superior (29,0%) era o dobro do observado para as pretas ou pardas (14,7%).
Em relação à renda, da porcentagem de mulheres que estavam abaixo da linha de pobreza, ou seja, tinham renda diária per capita de até U$6,85, 41,3% são mulheres pretas ou pardas, contra 21,3% de mulheres brancas.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento