
Biometria facial na Secretaria de Educação será tema de debate nesta terça-feira (8)
O controle de ponto por biometria facial nas unidades administrativas da Secretaria de Educação do Distrito Federal passou a vigorar em dia 10 de março passado. Embora a pasta esteja considerando os primeiros 90 dias de funcionamento do sistema como fase de testes, o registro eletrônico já é obrigatório para todos os servidores efetivos, ocupantes de cargos de natureza especial, cargos em comissão e requisitados de outros órgãos.
“No entanto, chegaram à Câmara Legislativa questionamentos sobre a ausência de um diálogo prévio à implementação da medida, cuja estratégia parece não considerar especificidades das atividades desenvolvidas nas unidades, sobretudo aquelas que dependem da atuação externa”, relata o presidente da Comissão de Educação e Cultura da CLDF, deputado Gabriel Magno (PT), que propôs o debate sobre a questão.
A audiência pública será realizada nesta terça-feira (8), às 19 horas, no plenário da CLDF, e contará com a participação, entre outros, de representantes do Sindicato dos Professores (Sinpro). Segundo a entidade, “a obrigatoriedade, nos atuais moldes, pode inviabilizar formações continuadas e atendimentos pedagógicos essenciais para as escolas. Além disso, não leva em conta atividades fora do ambiente escolar, como o acompanhamento de projetos”.
Já a Secretaria de Educação observa que “o uso do ponto eletrônico por reconhecimento facial é mais um passo para garantir transparência e modernização nos processos administrativos. A biometria facial foi escolhida por proporcionar segurança e precisão no controle da jornada de trabalho, assegurando que todos os registros sejam feitos de forma confiável”.
Com informações da CLDF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Seminário Saberes Inclusivos da Cultura Hip-Hop promove acessibilidade e representatividade nas periferias
Evento gratuito e acessível lança documentário inédito e debate o papel do Hip-Hop na inclusão social No dia 27 de abril, o Seminário Saberes Inclusivos da Cultura Hip-Hop chega ao Complexo Cultural de Planaltina com uma programação especial que reúne artistas, pesquisadores e ativistas para discutir acessibilidade, representatividade e transformação social por meio das linguagens…
-
Entidades reagem a vetos de terapias hormonais para menores
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) publicou nota de repúdio à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada nesta quarta-feira (16) que revisa critérios éticos e técnicos para o atendimento a pessoas com incongruência e/ou disforia de gênero. A entidade avalia que a publicação promove “grande retrocesso” no direito ao acesso à saúde integral…
-
Nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado distrital Maurílio Silva
A Câmara Legislativa do Distrito Federal manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado distrital Maurílio Silva, ocorrido nesta segunda-feira (14). Maurílio teve destacada atuação parlamentar na 1ª Legislatura da CLDF (1991–1994). Líder de governo à época, exerceu o cargo de presidente da Comissão de Elaboração e Sistematização da Lei Orgânica do DF e, posteriormente, foi…