Lula diz que vai visitar municípios atingidos após enchente no RS e que a tragédia é “um aviso para todos nós”
O presidente comentou nesta quarta-feira (8/5) que quer avaliar os danos da enchente assim que a água baixar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quarta-feira (8/5) que quer visitar todos os municípios gaúchos afetados pela enchente histórica que devastou o Rio Grande do Sul. Lula destacou que só será possível avaliar os danos causados quando o nível das águas baixar.
O presidente participou hoje do anúncio de R$ 18,3 bilhões em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), incluindo prevenção de desastres, no Palácio do Planalto.
“A gente não tem dimensão dela [enchente] ainda. A gente só vai ter dimensão do que foi esse desastre climático quando a água voltar à normalidade”, discursou o presidente. “Quando voltar a normalidade, eu quero visitar todos os municípios afetados para ver o que foi afetado de fato”, emendou.
Segundo um levantamento da Defesa Civil, 80% dos municípios foram afetados pela água, um total de 397.
Desastre é “aviso para todos nós”
O presidente destacou também que o governo federal atendeu o Rio Grande do Sul na seca que afetou o estado e nas chuvas de setembro do ano passado. Para o chefe do Executivo, o país precisa se preparar melhor para os efeitos das mudanças climáticas.
“Sinceramente, eu não sei o que Deus está pensando. Não sei o que aconteceu no planeta Terra, mas o que ocorreu no Rio Grande do Sul é um aviso para todos nós. Nós precisamos ter a noção de que a Terra está cobrando”, afirmou.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento