Ao todo, serão ofertadas 50 vagas para a classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata
O concurso para admissão à carreira de diplomata de 2025 foi autorizado. O Ministério das Relações Exteriores publicou, nesta quinta-feira (8/5), o aval no Diário Oficial da União.
Segundo o documento, o certame contará com duas etapas. A primeira fase do concurso consistirá de prova objetiva, de caráter eliminatório, composta de questões de: a) língua portuguesa; b) história do Brasil; c) história mundial; d) geografia; e) língua inglesa; f) política internacional; g) economia; h) direito.
Já a segunda fase do concurso terá provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, composta de questões de: a) língua portuguesa; b) língua inglesa; c) história do Brasil; d) política internacional; e) geografia; f) economia; g) direito; h) língua espanhola ou língua francesa.
O prazo de realização da primeira prova, com relação à data de publicação do edital do concurso, será reduzido para dois meses.
Último certame
Realizado anualmente pelo Instituto Rio Branco (IRBr), o último concurso para diplomatas também ofertou 50 vagas. O certame foi organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Uma novidade foi a convocação de, pelo menos, 40% dos candidatos da segunda fase mulheres. O certame ainda restringe que a convocação adicional seja de até 75 mulheres, sendo até 35 candidatas negras e cinco com deficiência.
Outras novidades foram a redução do número de fases, de três para duas, e a nova opção de escolha entre espanhol e francês.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- CGU reage a vídeo de Nikolas sobre INSS: “Mentira para enganar o povo”
- INSS bloqueia novos consignados para aposentados e pensionistas
- Pessoas com deficiência podem ter direito ao auxílio-inclusão
- PF expõe esquema ilegal de combustível para garimpos em Terra Yanomami
- Fumaça preta: segunda votação do conclave termina sem eleição do novo papa
Deixe um comentário