Ir para o conteúdo
Casa Sociedade Maio Laranja: Ações de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes são intensificadas no DF
Sociedade

Maio Laranja: Ações de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes são intensificadas no DF

Compartilhar
Compartilhar

Com um esforço contínuo na promoção de políticas públicas de proteção, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) realiza, ao longo de maio, uma série de ações da campanha Maio Laranja, dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades são conduzidas pela Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (Subpca), abrangendo escolas, espaços públicos e equipamentos da rede de proteção social do DF.

Um dos principais eventos da programação é o encontro “Proteger é nosso dever; cuidar, nossa missão”, que será realizado no dia 22, às 18h30, no Cine Brasília, com a expectativa de reunir mais de 600 pessoas, entre autoridades, conselheiros tutelares, profissionais da rede e representantes da sociedade civil. Na ocasião, será exibido o premiado longa-metragem Manas, da cineasta Marianna Brennand. O filme aborda de forma sensível e impactante a realidade de meninas em situação de vulnerabilidade social no agreste pernambucano, com foco em temas como violência, sororidade e resistência. Após a sessão, haverá um cine-debate com a presença da diretora e mediação da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A campanha Maio Laranja também prevê a realização ao longo do mês de palestras educativas, promovidas pelo Centro Integrado 18 de Maio – unidade referência no atendimento às vítimas de violência sexual infantojuvenil, vinculada à Sejus. As atividades contemplarão 12 escolas de diversas regiões administrativas do DF, com o objetivo de orientar estudantes, professores e famílias sobre os sinais da violência e os caminhos de denúncia e acolhimento.

Mobilização nas ruas reforça a conscientização

No dia 15, será realizado o Dia D de combate ao abuso sexual infantojuvenil, com ações intensificadas em todo o DF, incluindo blitze educativas em pontos estratégicos e no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Maria, em parceria com a PRF e o Departamento de Trânsito (Detran-DF). Por todo o mês de maio, outras abordagens também estão previstas nas ruas para reforçar a divulgação dos canais de denúncia e dos serviços oferecidos pela Sejus-DF.

“A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das formas mais cruéis de violação de direitos, e precisamos enfrentá-la com firmeza e empatia. O Maio Laranja é um momento de intensificarmos esse combate, mas esse é um trabalho que realizamos o ano inteiro. Proteger a infância é responsabilidade de todos”, afirma a secretária Marcela Passamani.

Proteção integral como política permanente

A atuação da Sejus-DF em defesa dos direitos da infância vai além da campanha Maio Laranja. O Centro Integrado 18 de Maio, localizado na Asa Sul, na SQS 307, é um dos pilares dessa política. No local, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual recebem atendimento humanizado, com escuta especializada, apoio psicológico, social e orientação jurídica, sempre com foco na redução de danos e na proteção integral.

Outro instrumento essencial é o Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), canal de comunicação e apoio ao Sistema de Garantia de Direitos –, que atua como elo entre os conselhos tutelares, o Ministério Público, o Judiciário e os serviços públicos. O contato pode ser feito em qualquer dia e horário pelo telefone 125, de forma gratuita.

A Sejus-DF também investe na capacitação permanente de conselheiros tutelares e demais profissionais da rede, garantindo preparo técnico e suporte institucional para atuar em situações de risco. Atualmente, o DF conta com 44 conselhos tutelares, cuja gestão administrativa é de responsabilidade da secretaria.

Com informações da Sejus-DF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • CGU reage a vídeo de Nikolas sobre INSS: “Mentira para enganar o povo”

    CGU reage a vídeo de Nikolas sobre INSS: “Mentira para enganar o povo”

    Ministro da CGU fez pronunciamento nas redes em resposta ao vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre escândalo no INSS São Paulo — O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, publicou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (8/5) para rebater informações que têm sido divulgadas por políticos de oposição ao…

  • INSS bloqueia novos consignados para aposentados e pensionistas

    INSS bloqueia novos consignados para aposentados e pensionistas

    A medida do INSS segue determinação do TCU, que apresentou em 2024 medidas que visavam evitar fraudes relacionadas a descontos indevidos O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, determinou o bloqueio de novos descontos de empréstimo consignado para todos os segurados, independentemente da data de concessão do benefício. A medida foi publicada no…

  • Pessoas com deficiência podem ter direito ao auxílio-inclusão

    Pessoas com deficiência podem ter direito ao auxílio-inclusão

    O auxílio-inclusão é um benefício assistencial mantido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que é concedido para pessoas com deficiência que ingressam no mercado de trabalho e recebem até dois salários-mínimos. O benefício foi regulamentado pela Portaria Dirben/INSS nº 949 em 18 de novembro de 2021 e cumpre os requisitos estabelecidos pela Lei Brasileira…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Fumaça preta: segunda votação do conclave termina sem eleição do novo papa

Sinal indicativo de que o próximo pontífice não foi eleito saiu novamente...

Conclave: os horários de votação e fumaça desta quinta-feira

Com o conclave — processo de escolha do novo papa — não tendo sido...

Quase 800 moradores do DF trocaram nome após lei facilitar mudança em cartórios; veja como fazer

Quase 800 moradores do Distrito Federal trocaram o nome desde que a lei que facilita...

Fumaça preta surge e conclave não elege papa em 1ª votação

Cardeais seguem reunidos na Capela Sistina em processo que exige maioria qualificada...