
Celebração da Independência reúne os Três Poderes na Esplanada
Em meio à turbulência provocada pela demissão de Silvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos, Lula reúne as principais autoridades da República em contraponto ao protesto de Bolsonaro na Avenida Paulista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu em peso autoridades dos Três Poderes no desfile do 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. A cerimônia ocorreu em um contexto conturbado: Lula teve que demitir, na véspera, Silvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos, após denúncias de assédio sexual. Além disso, em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro reuniu aliados e opositores na Avenida Paulista para protestar contra o governo e, especialmente, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O ministro, por sinal, participou do evento a convite de Lula, e esteve sentado na primeira fileira, ao lado do presidente da Suprema Corte, ministro Luís Roberto Barroso. Sorridente e de bom humor, conversou com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) antes da chegada de Lula — importante ressaltar que o senador, com quem Moraes tem boa relação, é quem decide pautar ou não pedidos de impeachment contra ministros da Corte. O impedimento de Moraes foi o principal mote dos protestos na Paulista. Também houve demonstrações de apoio de parte da plateia, aos gritos de “Xandão”. Marcaram presença ainda os ministros Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin e Gilmar Mendes.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- As coisas estão, e é só o começo! 🥩🇧🇷
- Primeira creche pública do Riacho Fundo oferecerá atendimento integral para 188 crianças
- Milhares de manifestantes saem às ruas de todo o país contra Trump e Musk
- Efeito Trump: China vai à OMC contra Estados Unidos
- Lula também larga na frente em eventual 2º turno contra Tarcísio e Bolsonaro, mostra Datafolha