youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Cratera em estrada de Ceilândia é aterrada, informa administração regional

By  |  0 Comments

Até esta sexta-feira (9), as equipes do GDF Presente trabalharão para eliminar uma erosão de 12 metros de profundidade na estrada vicinal que dá acesso ao Núcleo Rural Boa Esperança, em Ceilândia. A ação vai beneficiar cerca de 4 mil pessoas, moradores da região.

O produtor João Miranda Júnior, 45 anos, mora na região desde 1981 e conta que a estrada, de cerca de 2 quilômetros de extensão, é usada pelos agricultores para escoar produção de maxixe, quiabo, jiló, pimentão, cachaça e peixes. Além disso, em época de aulas um ônibus escolar passa pelo local seis vezes por dia, pois leva as crianças para um centro de ensino fundamental nos três turnos (manhã, tarde e noite).

“Ao longo de três anos o buraco foi crescendo e estreitando o caminho por onde os carros passavam. Vai começar a chover e ficamos com medo de algum carro escorregar na lama e cair na erosão, que era funda, com mais de 12 metros de profundidade”, detalha João Miranda. Os moradores também tinham medo de que o buraco continuasse a crescer e acabasse por tomar conta da estrada.

A própria comunidade tentou parar o crescimento da erosão e plantou mudas de bambu no local, na esperança de que as raízes da planta impedissem o avanço do buraco. Mas, de nada adiantou a tentativa.

Agora, a Administração Regional da Ceilândia, com a ajuda do GDF Presente, está aterrando o buraco e vai desviar os cursos d’água de modo a impedir que as chuvas causem novos estragos. “Logo acima da erosão estamos fazendo umas curvas de nível para desviar as águas pluviais”, explica a diretor de obras da administração, Sérgio Barbosa Pimenta.

O programa também atendeu a uma demanda antiga das cerca de 400 famílias que moram no Residencial Mestre D’Armas II. A ocupação existe há dez anos e agora recebe as primeiras ações do GDF. Máquinas do GDF Presente fizeram ajustes em todas as ruas da região, que não são asfaltadas. Elas foram patroladas e um caminhão-pipa jogou água na terra, na tentativa de baixar a poeira.

Com informações da RA de Ceilândia

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *