youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Credencial de estacionamento para autistas pode ser feita pela internet; veja como fazer

By  |  0 Comments

A emissão da credencial de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) pode ser feita de forma virtual no Distrito Federal. De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o documento fica pronto em até dois dias úteis.

Para fazer a credencial, o interessado precisa ter a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) — documento emitido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD-DF) para facilitar a identificação.

👉 A solicitação deve ser feita pelo aplicativo Detran-DF Digital ou pelo Portal de Serviços do Detran-DF. O pedido será analisado e, caso aprovado, basta imprimir o documento em folha de papel A4.

Quem não possui a Ciptea, tem que fazer o requerimento nas unidades de protocolo com os seguintes documentos:

  • requerimento preenchido pela pessoa autista ou pelo responsável ou procurador legal;
  • documento de identificação com foto do beneficiário e do responsável ou procurador legal;
  • relatório de avaliação da pessoa autista preenchido e assinado por médico especialista em psiquiatria ou neurologia.

O prazo para análise é de até 10 dias.

Mais de 1,4 mil credenciais emitidas no DF

Segundo o governo do Distrito Federal, este ano já foram emitidas 1.428 credenciais, sendo 635 no modelo digital.

A credencial é válida em todo o DF e deve estar visível no painel do carro para utilizar as vagas destinadas às pessoas com deficiência.

Estacionar nessas vagas sem o uso da credencial, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNHe remoção do veículo.

Com informações do G1-DF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • ‘No meu palanque não’, diz Nunes sobre apoio de Marçal no 2º turno

    ‘No meu palanque não’, diz Nunes sobre apoio de Marçal no 2º turno

    O prefeito Ricardo Nunes (MDB) rechaçou fazer campanha ao lado de Pablo Marçal (PRTB) no segundo turno, nem que o influenciador queira. “No meu palanque não”, disse o prefeito. Ele afirmou que não procurará Marçal para conversar sobre apoio e que, caso seja procurado pelo candidato derrotado do PRTB, dirá que espera que ele tenha…

  • Entrevista com Chico Vigilante, procurador da Pessoa Idosa na CLDF

    Entrevista com Chico Vigilante, procurador da Pessoa Idosa na CLDF

    Decano da CLDF, aos 70 anos Chico Vigilante (PT) exerce o quinto mandato na Câmara Legislativa. Desde 2023 está à frente da Procuradoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (PRO 60+) da Casa, cargo para o qual acaba de ser reeleito. Ao longo dessa vasta trajetória, o deputado aprovou mais de 60 leis. Entre…

  • Chuva traz alívio aos brasilienses, mas também causa transtornos

    Chuva traz alívio aos brasilienses, mas também causa transtornos

    Após 167 dias oficialmente sem chuva, o Distrito Federal encerrou, nesta segunda-feira (7/10), a maior seca de sua história — 167 dias. A sensação entre os moradores da capital foi de alívio. Maria Sandra dos Reis, 38, trabalhadora de serviços gerais, ficou alegre. “Está sendo maravilhoso. Esse calor estava me acabando. Eu adoro esse tempo de…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *