Credencial de estacionamento para autistas pode ser feita pela internet; veja como fazer
A emissão da credencial de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) pode ser feita de forma virtual no Distrito Federal. De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o documento fica pronto em até dois dias úteis.
Para fazer a credencial, o interessado precisa ter a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) — documento emitido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD-DF) para facilitar a identificação.
👉 A solicitação deve ser feita pelo aplicativo Detran-DF Digital ou pelo Portal de Serviços do Detran-DF. O pedido será analisado e, caso aprovado, basta imprimir o documento em folha de papel A4.
Quem não possui a Ciptea, tem que fazer o requerimento nas unidades de protocolo com os seguintes documentos:
- requerimento preenchido pela pessoa autista ou pelo responsável ou procurador legal;
- documento de identificação com foto do beneficiário e do responsável ou procurador legal;
- relatório de avaliação da pessoa autista preenchido e assinado por médico especialista em psiquiatria ou neurologia.
O prazo para análise é de até 10 dias.
Mais de 1,4 mil credenciais emitidas no DF
Segundo o governo do Distrito Federal, este ano já foram emitidas 1.428 credenciais, sendo 635 no modelo digital.
A credencial é válida em todo o DF e deve estar visível no painel do carro para utilizar as vagas destinadas às pessoas com deficiência.
Estacionar nessas vagas sem o uso da credencial, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNHe remoção do veículo.
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu que só apresentará a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 indiciados por tentativa de golpe de Estado em 2025. A análise detalhada do extenso relatório da Polícia Federal, que conta com mais de 800 páginas, será fundamental para a construção de uma denúncia robusta, segundo aponta…
-
Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto 46.541 que determina a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) dentro do organograma da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O ato ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do…
-
PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
A Polícia Federal vai indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por participação em uma tentativa de golpe de Estado e por integrar uma organização criminosa, que pretendia derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022, do poder. As informações foram obtidas pelo Correio junto a fontes na corporação. O relatório final do inquérito que…