195 mil pessoas podem perder o benefício do Bolsa Família no DF
55,25% dos beneficiários no DF não compareceram ao acompanhamento de saúde necessário para a continuação do benefício
O prazo máximo de recadastramento no Bolsa Família é até 31/12 – (crédito: Foto Mariana Raphael/Arquivo Agência Saúde)
Luiz Fellipe Alves*
Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), cerca de 195 mil pessoas correm risco de perder o benefício do programa Bolsa Família. O cancelamento pode ocorrer porque esses beneficiários não fizeram o acompanhamento de saúde referente ao segundo semestre de 2024. O número corresponde a 55,25% das pessoas que recebem o benefício no DF, inclusive, mulheres, gestantes e crianças.
Ao todo, são mais de 350 mil beneficiários. A parcela de 44,75% que fez o acompanhamento representa um percentual abaixo do esperado, colocando a capital nas últimas posições do ranking nacional. Entre os beneficiários estão mulheres de 14 a 44 anos e também crianças, das quais 95 mil são menores de 7 anos.
Além de garantir o benefício, o acompanhamento é fundamental para avaliar e garantir o bem-estar das famílias participantes. “Asseguramos o acesso a esses serviços de saúde vitais às mulheres do programa, monitorando o cumprimento dos requisitos e buscando melhorias contínuas”, afirma a coordenadora distrital do Bolsa Família na SES-DF, Christiane Viana.
Gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos devem comparecer à unidade básica de saúde (UBS) de referência portando documento de identificação com foto e o cartão do Bolsa Família. Para as gestantes, é necessário levar a caderneta de pré-natal e apresentar o cartão para crianças menores de 7 anos.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Ação de acolhimento atende 30 pessoas em situação de rua no DF nesta semana
O Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua atendeu, nesta semana, 31 pessoas em diversos pontos do Distrito Federal. A ação, coordenada pela Casa Civil do Governo do DF, passou pelas regiões administrativas do Plano Piloto, São Sebastião, Cruzeiro e Sudoeste, oferecendo serviços públicos nas áreas…
-
Natal turbina comércio e gera empregos temporários no DF
Sindivarejista prevê aumento nas vendas deste ano de 7,7%. Confira histórias de profissionais que atuam como Papai Noel. Nesta época, eles chegam a faturar até R$ 100 mil trabalhando em shoppings, eventos e festas familiares x Abílio da Cruz Pinto, 81 anos, morador do Valparaíso de Goiás, começou a carreira após trabalhar na roça e…
-
Lula ri ao responder se eleição de Trump pode causar retorno de Bolsonaro
“O Bolsonaro era presidente e eu o derrotei”, defendeu o petista, sem se aprofundar muito no assunto x Lula seguiu a conversa reiterando que pretende manter diálogo com Trump, quando necesário – (crédito: Reprodução/Ricardo Stuckert) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu risada ao ser perguntado se Jair Bolsonaro (PL) poderia se beneficiar da vitória de…