Com prioridade política e disposição, combate à fome e à pobreza não é difícil nem caro, defende Wellington Dias
Durante a Conferência Mundo Sem Fome, ministro reforçou convite para que países africanos se juntem à Aliança Global
ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, convidou os países africanos a se juntarem à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O chamado foi feito em mensagem de vídeo transmitida durante a Conferência Mundo Sem Fome, que reuniu líderes mundiais e especialistas em Adis Abeba, capital da Etiópia, entre 5 e 7 de novembro.
O ministro brasileiro ressaltou a importância da Conferência Mundo Sem Fome como um catalisador para a ação global e elogiou a sinergia entre o evento e a Aliança Global. Ambas as iniciativas, segundo ele, compartilham o objetivo de direcionar recursos e conhecimentos para os países que mais necessitam, implementando programas eficazes. “A experiência mostra que combater a fome e a pobreza não é tão difícil, nem tão caro, se houver prioridade política e disposição”, afirmou Wellington Dias.
O titular do MDS defendeu trabalho conjunto ao mencionar o “Chamado Global para Ação”, iniciativa impulsionada na conferência com intuito de unir forças e dar escala aos investimentos para combater a insegurança alimentar. “Ainda há tempo de construir um futuro em que a fome e a pobreza serão erradicados. Se caminharmos juntos, esse será o melhor legado que poderíamos deixar para as futuras gerações”, disse.
Em um apelo direcionado aos países africanos que ainda não aderiram à iniciativa, Wellington Dias frisou a urgência para a adesão. “Reforço o convite para os nossos países irmãos que ainda não aderiram à Aliança Global o façam muito em breve, o tempo está muito próximo, estamos chegando em 2030. Se não formos capazes de solucionar as necessidades humanas mais básicas, como vamos solucionar a crise climática e outros desafios? Como vamos construir a paz?’”, indagou.
A Aliança Global, prioridade da presidência brasileira do G20, será oficialmente lançada em 18 de novembro, durante a Cúpula dos Líderes no G20, no Rio de Janeiro.
Conferência Mundo Sem Fome
A Conferência Mundo Sem Fome, com mais de 1.500 participantes, incluindo chefes de Estado, ministros e representantes de organizações internacionais, debateu soluções para alcançar um mundo livre da fome.
O evento de três dias foi coorganizado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), a Comissão da União Africana (CUA) e o Governo da Etiópia, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Assessoria de Comunicação – MDS
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Não é fake: GDF envia mensagens para reforçar vacinação de crianças e adolescentes
- Com prioridade política e disposição, combate à fome e à pobreza não é difícil nem caro, defende Wellington Dias
- Lula retoma nesta sexta-feira reunião para definir corte de gastos
- Aulão gratuito prepara candidatos para vestibular da UnB e PAS 3 no Cine Brasília
- Concursos públicos no DF: veja novas regras aprovadas na Câmara Legislativa