Ipec e Datafolha: Lula fecha primeiro ano de governo com 38% de aprovação
Ambas as pesquisas apresentaram o mesmo número de aprovação do presidente com 38% e o mesmo valor de desaprovação em 30%
Os institutos Ipec e Datafolha divulgaram, na noite desta quinta-feira (7/12), dois levantamentos com a última avaliação do primeiro ano de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As duas pesquisas mostram um resultado igual, com aprovação de 38%, enquanto 30% avaliam como regular e outros 30% classificam como ruim ou péssimo.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades do Brasil na última terça (5) e conta com margem de erro média de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento tamb Camilla Germano ém mostrou uma comparação com o último presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que após o primeiro ano de governo tinha uma aprovação menor do que a alcançada por Lula, com 30% de aprovação, 32% de regular e 36% de ruim/péssimo.
Levantamento do Ipec
A pesquisa Ipec revelou que 51% dos brasileiros aprovam a maneira do presidente Lula governar no terceiro mandato, contudo, apenas 13% dos entrevistados consideram ótima a administração do presidente quase um ano após a posse.
Os entrevistados foram ouvidos entre os dias 1º e 5 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em relação a avaliação da administração de Lula, 13% consideram ótima, 25% como boa, 30% como regular, 9% como ruim, 21% como péssima e 2% não souberam ou não responderam.
No entanto, a pesquisa mostrou que a aprovação de Lula caiu em relação ao último levantamento, divulgada em setembro, em que 40% consideravam bom. Houve queda também nos que achavam o governo regular, saindo de 32% para 30%, e aumento nos que achavam o governo ruim ou péssimo, saindo de 25% para 30%.
A maneira de Lula governar também foi analisada com 51% aprovando, 43% desaprovando e 6% não souberam ou não responderam. Esse quesito também apresentou queda da última pesquisa com a aprovação saindo de 56% em setembro para 51% e a desaprovação subindo de 39% (setembro) para 43%.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.