A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) divulgou nesta quarta-feira (8) a abertura da fase de cadastro para os blocos de rua que desejam participar do DF Folia 2025, um dos maiores eventos culturais da capital, que celebra a diversidade cultural e a alegria do carnaval de rua. A programação inclui 25 dias de festa, abrangendo o pré-carnaval, o Carnaval oficial e a ressaca de carnaval, no período que vai de 20 de fevereiro a 16 de março.
“O Carnaval deste ano promete ser o maior carnaval de rua que o DF já teve, seguindo o exemplo do ano passado, 2024, que foi o carnaval mais seguro. Neste ano, teremos um evento com muita segurança, inclusão e representatividade, proporcionando cultura e momentos de alegria para toda a população. Aumentamos o número de blocos de rua e queremos levar essa festa para todas as regiões do DF”, destaca o secretário de Cultura, Claudio Abrantes.
Os blocos de rua são manifestações espontâneas e democráticas da cultura popular, que refletem a diversidade e a alegria do povo. No contexto do Distrito Federal, esses blocos desempenham um papel de preservação e disseminação de tradições culturais, promovendo a inclusão social e a participação cidadã. O projeto DF Folia 2025 busca ampliar o alcance dessas manifestações, proporcionando espaços de expressão e fortalecimento da identidade cultural da nossa população.
Economia criativa
O Carnaval gera um impacto significativo na economia criativa do Distrito Federal. Desde a produção de fantasias e adereços, até a contratação de artistas e técnicos, os blocos de rua impulsionam uma cadeia produtiva que movimenta o mercado. Além disso, esse período carnavalesco traz um influxo de visitantes que dinamiza os setores de hospedagem, alimentação e serviços.
Cadastro
Os organizadores de blocos já podem realizar o cadastro para garantir a participação no Carnaval. Os proponentes têm total liberdade para descrever suas propostas, mas é essencial que os dados sejam precisos, detalhados e objetivos. Toda a responsabilidade pelas informações fornecidas no formulário de inscrição é exclusiva do proponente.
O prazo final para envio do cadastro é do dia 14 deste mês, até as 21h. Dúvidas devem ser enviadas pelo e-mail para sddc@cultura.df.gov.br – no campo “Assunto”, é preciso colocar DF Folia 2025. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, na aba “Editais/ Chamamento Públicos/ Editais Abertos – DF Folia 2025”.
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela
O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…
Deixe um comentário