youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Plano Diretor de Transporte Urbano começa a ser atualizado no DF

By  |  0 Comments

Convênio firmado pelo GDF com o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no valor de R$ 7,8 milhões, pesquisará mobilidade da capital e criar cenários para os próximos 15 anos

Os trabalhos para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal (PDTU) têm início nesta terça-feira (9/4), com a assinatura da ordem de execução das ações. O Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será encarregado do processo. Para conduzir as pesquisas, foi firmado um convênio tripartite entre a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), a UFSC e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) no valor de R$ 7,8 milhões.

Em cerca de 10 mil domicílios serão realizadas pesquisas de origem e destino, além de levantamentos sobre o fluxo e a satisfação no transporte coletivo. As avaliações abrangerão também as infraestruturas para modos ativos, coletivos e de circulação viária.

“Os dados levantados vão facilitar o entendimento referente ao deslocamento e à interação entre diferentes modos de transporte e o espaço urbano”, ressalta o Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal Zeno Gonçalves. “Além disso, serão realizadas quatro audiências públicas e oficinas temáticas e regionais, garantindo a inclusão de diversas perspectivas em um processo contínuo de participação da sociedade.”

Após a validação das propostas pela população, serão estabelecidos objetivos, metas e ações estratégicas para melhorar o transporte urbano.

O PDTU será atualizado considerando a população estimada de 3,1 milhões de habitantes e abrangendo 13 municípios do Entorno do DF. Os técnicos do LabTrans realizarão pesquisas para levantar as condições atuais dos serviços de transporte coletivo e projetar cenários futuros para os próximos 15 anos.

Com base nessas informações, será apresentado um diagnóstico da mobilidade urbana no DF e Entorno, juntamente com alternativas para problemas e projeções de demanda. Esses dados também serão utilizados para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana.

O PDTU deve ser atualizado neste ano por conta da realização do censo demográfico do IBGE. A atualização é importante para orientar o planejamento de transporte e mobilidade, considerando o crescimento das cidades e as necessidades de deslocamento da população, incorporando as definições do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot).

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *