O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) firmou uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para a fiscalização de obras públicas no DF com imagens de satélite.
O acordo de cooperação para o uso do Programa Brasil M.A.I.S. (Meio Ambiente Integrado e Seguro) foi assinado pelo presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, e o ministro Ricardo Lewandowski.
“Queremos garantir que o dinheiro público seja bem aplicado. E, para isso, vamos tornar as fiscalizações ainda mais eficientes e com menor custo”, destacou Manoel de Andrade.
Coordenado pela Polícia Federal (PF), o Programa Brasil M.A.I.S disponibiliza imagens de satélite e ferramentas geoespaciais de última geração.
Os auditores do TCDF vão poder visualizar extensas áreas geográficas em alta resolução. A ferramenta geotecnológica vai permitir o monitoramento remoto de áreas de difícil acesso.
As imagens de satélite vão contribuir para a fiscalização de:
- Grandes obras públicas;
- Mapeamento da infraestrutura urbana e rural;
- Análise da expansão de áreas metropolitanas;
- Identificação de ocupações irregulares, modificações do solo e outras situações.
A medida promete reduzir a necessidade de vistorias presenciais, o que também diminui os custos operacionais e possibilitaria auditorias mais frequentes e eficientes.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
STF forma maioria para manter ação penal contra Ramagem por golpe de Estado
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na tarde desta quinta-feira (9/5), para manter a ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) por participação na trama golpista. Até o momento, votaram para manter o parlamentar como réu os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luiz Fux. Os ministros entenderam que o…
GDF inaugura segundo Centro de Referência da Mulher Brasileira; nova unidade fica em São Sebastião
O Distrito Federal agora conta mais um espaço de acolhimento, capacitação profissional e enfrentamento à violência contra a mulher. Na manhã desta sexta-feira (9) foi inaugurado o Centro de Referência da Mulher Brasileira em São Sebastião. Essa é a segunda unidade deste formato – que conta com outra no Recanto das Emas – e a…
IPTU 2025: Proprietários de 937 mil imóveis terão que pagar o imposto
A partir de segunda-feira (12), os proprietários de imóveis no Distrito Federal começam a pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A data vale tanto para a cota única quanto para a primeira das seis parcelas disponíveis, e varia conforme o número final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do…
Deixe um comentário