Ir para o conteúdo
Casa Distrito Federal Ceilândia Lula é lançado pré-candidato à Presidência da República em Minas Gerais
CeilândiaJustiçaPlano Piloto

Lula é lançado pré-candidato à Presidência da República em Minas Gerais

Compartilhar
Compartilhar

Milhares de Lulas surgiram na noite desta sexta-feira para clamar pelo direito de votar no ex-presidente

Em uma noite marcada pela emoção e também pela ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político há dois meses , o PT se uniu em Minas Gerais para lançar a pré-candidatura de Lula ao seu terceiro mandato como presidente da República.

Em carta enviada ao povo brasileiro, lida pela presidenta eleita Dilma Rousseff, Lula se fez presente e cravou: “sou candidato para acabar com o sofrimento do povo”.  O ex-presidente afirmou ainda que sabe seu lugar na história e que sabe “qual é o lugar reservado aos que hoje me perseguem”. “Tenho certeza de que a Justiça fará prevalecer a verdade”, afirmou.

A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, reafirmou o direito de Lula ser candidato e que para o partido não existe plano B. “Nós teimamos e teimamos muito. Por isso Lula será o nosso candidato porque é inocente e se é inocente ele tem o direito. E mais do que isso: ele é o preferido do povo brasileiro. Nós podemos registrá-lo e vamos fazer sua campanha”.

Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, que visitou recentemente o ex-presidente, relembrou Paulo Freire para afirmar que “a maior vitória dos opressores é quando os oprimidos aceitam a opressão”. “Não há como aceitar a prisão política de Lula. Querem que a gente aceite a inviabilidade, mas nós vamos construir a viabilidade de Lula“, ressaltou.

O governador anfitrião, Fernando Pimentel, disse que Minas tem sido uma trincheira democrática da luta pela liberdade de Lula e que quer marcar um encontro com o ex-presidente no dia 1º de janeiro de 2019 “em sua posse, em Brasília”.

A voz de Lula

A estudante baiana, Tamiles Messias, fez o discurso final dessa noite histórica que clamou pelo direito de votar em Lula, o primeiro em todas as pesquisas.

Tamiles emocionou a todos com sua história. “Eu trabalhei como empregada doméstica, manicure, babá, mas nesse período não deixei de estudar. E no governo Lula eu senti que poderia ser o que eu quisesse, estudar o que quisesse. Passei em quarto lugar em licenciatura em química. Estava estudando a genética do cacau, o fruto que sempre colocou comida na minha mesa e isso ninguém tira de nós. Se não fosse as cotas eu não estaria em uma universidade. O Partido dos Trabalhadores é o único que cabe nosso sonho, é o único que incluiu negros e negras, que reconstruiu esse país. Se em 2012 a gente venceu o medo, em 2018 venceremos a mentira. Nada vai apagar nossa estrela, nada vai aprisionar a vontade de um povo, nossos sonhos são livres. Eu sou Lula.”

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Presa, mulher trans sai da Papuda e vai a Colmeia após decisão do STJ

Samanta Batista Almeida, mulher trans condenada a 38 anos e sete meses de prisão,...

Justiça do DF anula paternidade após divórcio do casal. Entenda

A 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e...

STF retoma julgamento da trama golpista

Após intervalo para almoço, os integrantes da Primeira Turma do Supremo Tribunal...

STF avalia denúncia contra militares sem PF concluir apuração sobre plano para matar Moraes

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) julga nesta terça-feira (20)...