Rubens Otoni defende que agentes comunitários de saúde e de combate à endemias tenham proteção trabalhista, previdenciária e valorização salarial
O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) participou, nesta quinta-feira (8/7), da sessão plenária na Câmara dos Deputados, onde defendeu a votação das propostas de emendas à Constituição (PEC 14/2021 e PEC 22/2011) que criam medidas de proteção trabalhista, previdenciária e de valorização salarial para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. De acordo com Otoni, as PECs servirão para valorizar os profissionais da atenção básica é fundamental para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda segundo o deputado, a maioria das pessoas infectadas pela covid-19 estão desenvolvendo sequelas cardíacas, ou relacionadas a doenças renais, hepáticas e respiratórias, e vão precisar de atendimento especializado no SUS.
“São mulheres e homens que, no dia a dia, contribuem muito para a atenção básica de saúde do nosso País. A meu ver, eles precisam de uma recomposição salarial e de requalificação de suas carreiras nesse momento de pandemia, e nos pós-pandemia, porque a figura dos agentes e das agentes comunitários de saúde, e de combate a endemias, é fundamental para a construção de uma atenção básica mais qualificada, principalmente para atender as pessoas que ficarão sequeladas após a pandemia”, destacou Otoni.
Conforme salienta o deputado, já existem requerimentos para a junção das duas PECs e fez um apelo para que a Casa vote as propostas o mais rápido possível.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber