youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Pagamento de passagens com dinheiro em espécie cai para 8% dos acessos no DF

By  |  0 Comments

O sistema de bilhetagem 100% eletrônico completou 90 dias, e os dados do programa apontam a preferência dos usuários pelos meios digitais de pagamento das passagens. O uso de dinheiro em espécie nos ônibus caiu para 8%, considerando os acessos totais em que são incluídos todos os meios de pagamento mais as gratuidades. Entre os acessos pagos, os meios digitais ultrapassam 87% das viagens.

“Foi uma evolução muito superior ao que esperávamos”, avalia o secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves. “Estamos incluindo mais 171 linhas no sistema, e com isso chegamos a 433 linhas com pagamento digital, correspondendo a 46% do total de linhas do transporte coletivo da capital.”

Desde 1º de julho, quando foram anunciadas as primeiras linhas do sistema, o pagamento com cartão de débito e crédito por aproximação saiu de zero para 8,2%, aproximando-se do nível de outras cidades onde o sistema foi implantado há bastante tempo.

Aumento da procura

De acordo com o BRB Mobilidade, um estudo recente da Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da marca, revelou que Brasília foi a quinta cidade com mais transações por aproximação feitas com credenciais de débito e crédito Visa, entre janeiro de 2022 e maio de 2024. O sistema de pagamento de passagens vai contribuir para ampliar essa marca.

Outro meio de pagamento de passagens que obteve boa aceitação do público é o Cartão Mobilidade, que dá direito à integração com até três acessos no período de três horas, cobrando apenas uma tarifa. A emissão do cartão cresceu 11% desde junho, subindo para mais de 600 mil unidades. O uso desse meio de pagamento nos ônibus do DF corresponde a 46,6% dos acessos.

O bilhete avulso (QR Code), uma variação do pagamento em espécie, tem sido pouco utilizado. Foram emitidos 3.065 bilhetes desde o lançamento, em 13/8 – uma média de 61 bilhetes por dia. O bilhete é impresso para acesso único, no valor exato da tarifa, e tem validade de 48 horas.

Etapas do programa

O sistema de pagamento de passagens 100% eletrônico teve início em 1º de julho, com 52 linhas (5,65% do total). Foram dez da Piracicabana, 15 da Pioneira, sete da Urbi, dez da Marechal e dez da BsBus.

Em 15 de agosto, a Semob inseriu o segundo lote, com 99 linhas, subindo para 151 linhas (16% do total). Foram acrescidas 30 da Piracicabana, 19 da Pioneira, dez da Urbi, 24 da Marechal e 16 da BsBus.

O terceiro lote, que começou a funcionar em 12 de setembro, inseriu no sistema 111 linhas , passando para 262 (28% do total), sendo 29 linhas da Piracicabana, 17 da Pioneira, 24 da Urbi, 16 da Marechal, 23 da BsBus e duas linhas da TCB.

E, no próximo dia 14, serão acrescidas 171 linhas, passando para 433 linhas (46% do total). São 54 linhas da Piracicabana (total de 123), 30 da Pioneira (81), 46 da Urbi (87), 17 da Marechal (67) e outras 24 da BsBus (73).

Com informações da Semob

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Saiba o que fazer em caso de acidente com escorpiões no DF

    Saiba o que fazer em caso de acidente com escorpiões no DF

    O Distrito Federal registrou 2.035 acidentes com animais peçonhentos de janeiro a setembro deste ano. Mais de 1,7 mil dos casos foram protagonizados por escorpiões – aracnídeos que injetam veneno por meio do ferrão, causando dor intensa e imediata às vítimas. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), 80% dos acidentes são classificados como…

  • X (antigo Twitter) volta a funcionar no Brasil

    X (antigo Twitter) volta a funcionar no Brasil

    A rede social X (ex-Twitter) voltou a funcionar plenamente no Brasil nesta quarta-feira (9/10) após cumprir todas as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) impostas pelo ministro Alexandre de Moraes. A plataforma ficou suspensa por 40 dias porque o bilionário Elon Musk infringiu leis brasileiras e se recusou a indicar um responsável legal no Brasil.  18 dias após…

  • Aplicativo vai gerenciar cuidados com a saúde de idosos do DF

    Aplicativo vai gerenciar cuidados com a saúde de idosos do DF

    A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) deu um passo importante no campo da inovação tecnológica voltada para a saúde ao aprovar uma parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para o desenvolvimento do projeto GENIIO-S. A iniciativa visa implementar uma plataforma digital que oferece aos idosos acesso a…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *