youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Enio Verri critica política econômica do governo Bolsonaro e alerta para a volta do desemprego

By  |  0 Comments

O deputado federal Enio Verri (PT-PR) é professor universitário na área de economia, e com exclusividade ele falou sobre o novo pacote do governo federal, que por meio de três Propostas de Emenda à Constituição (PEC), busca tratar de reformas econômicas. Para deputado, se a medida estiver sendo direcionada aos bancos, “ela está correta”. “Agora, se a política econômica que tem que está a serviço do Brasil e do povo, ela não está no caminho correto”, afirma o deputado.

As PECs apresentadas pretende contemplar três vertentes: o Novo Pacto Federativo, que prevê transferências de até R$ 500 bilhões para estados e municípios; a PEC da Emergência Fiscal, que define gatilhos automáticos de contenção dos gastos públicos em caso de crise financeira na União, estados e municípios; e por fim, a PEC dos Fundos, que revê a vinculação de receitas com 281 fundos públicos em vigor atualmente.

“As três PECs destroem a Constituição de 1988 e acaba com qualquer perspectiva de termos um Estado que se preocupe com a inclusão social da nossa população”, explica o deputado.

” As três PECs destroem a Constituição de 1988″, diz Enio Verri – Foto: Sintiefital

Conjuntura econômica

A situação da economia brasileira, segundo Verri, não está se recuperando e o desemprego estaria aumentando. O governo mostra que o desemprego está caindo, mesmo que lentamente. O deputado se posiciona contra essa informação, e diz que este resultado de queda estaria sendo manipulado, uma vez que agora é possível o empregador contratar com carga horária reduzida, o que se configura no trabalho intermitente.

“Está acontecendo o contrário, está havendo um aumento gigantesco da miséria e do desemprego muito grande. Isso em razão do trabalho intermitente que falsifica as horas de trabalho. Assim, os próprios dados [de desemprego] enganam e ocultam a realidade. A realidade é que o salário médio, hoje, do trabalhador está caindo para R$ 413 ao mês. Então não há como sobreviver”, argumenta Verri.

Deputado lembra que taxa de desemprego tem aumentado no país; ele fala governo está mostrando índice – Foto: GGN

Governo federal

A confusa situação econômica, como traduz o parlamentar, reflete na realidade política e social. O governo de Jair Bolsonaro, conforme mostram pesquisas mais recentes, estaria perdendo popularidade. Por outro lado, tensões sociais ocorridas em países da América Latina e a vitória de um governo de esquerda na Argentina, colocaram o governo em estado de alerta para uma possível agitação popular também no Brasil.

Para Enio Verri o governo Bolsonaro precisa ser deposto imediatamente, caso contrário, até mesmo partido de esquerda, caso vençam as eleições de 2022, não conseguiram recuperar o tempo perdido pelo atual governo. “Nós não termos instrumentos para recuperar o país porque esses instrumentos já foram entregues ao capital internacional e ao capital financeiro.”

“O futuro do Brasil passa pelo fortalecimento da democracia, pelo respeito à Constituição e, por conta disso, Lula livre!!!”, lembra Verri – Foto: Época

A postura política adotada pelo Executivo tem sido, de acordo com Verri, como uma espécie de mercado informal de fim de feira, momento em que os feirantes começam a liquidar seus produtos a preços mais baixos. “O governo está se comportando como se estivesse no final da feira e tivesse que entregar a xepa de qualquer maneira, entregando assim, tudo que nós temos no Brasil.”

O deputado por fim explica que a pressão popular, nas ruas, é fundamental para que o governo se fragilize ainda mais e cai dando lugar a novas eleições. “O futuro do Brasil passa pelo fortalecimento da democracia, pelo respeito à Constituição e, por conta disso, Lula livre!!!”, lembra Verri.

Acompanhe o trabalho do deputado pelas redes sociais.

Siga nossas redes sociais

Site: http://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *