Parkshopping celebra 40 anos de Brasília com presença de autoridades
Eduardo Kaminitz Peres comemorou, ontem, o aniversário do empreendimento que faz parte da história de Brasília. Ele contou como a Multiplan começou a investir na capital e a nova fase do do centro comercial pós-pandemia de covid-19
Presidente do Correio, Guilherme Machado, conversou com o CEO do shopping Eduardo Kaminitz Peres – (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Para Eduardo Kaminitz Peres, diretor presidente da Multiplan, nada é impossível. Com mais de 30 anos de experiência profissional, ele liderou o desempenho de excelência dos 20 shopping centers do grupo. A noite de ontem foi dedicada a celebrar o sucesso dos 40 anos do ParkShopping (PKS) — um dos mais importantes do Distrito Federal — com uma festa para autoridades e convidados. Ao Correio, o empresário apontou o empreendimento como um vetor de crescimento da cidade e destacou seu amor com a capital.
O ParkShopping nasceu em novembro de 1983 como uma proposta arrojada para a época. Eram 120 lojas e 30 mil metros quadrados. Desde então, o local passou por expansões e mudanças. Peres explicou como a empresa enxergou em Brasília um importante vetor de crescimento.
“Essa região do planalto me encanta. Brasília me encanta. É um lugar especial. E, com isso [o shopping], toda capital cresce muito. Quando a gente inaugurou, tinham 900 mil pessoas morando aqui. Hoje, são 3 milhões. A maior renda per capita do Brasil é Brasília. Então, por que não crescer aqui? A cidade funciona, você vai para qualquer lugar”, ressaltou.
Nos anos 1980, o arrojo também estava na localização. Como vizinhos, apenas um hipermercado, um setor de oficinas e de garagens ainda em estruturação, um estádio de futebol, uma BR que liga o Brasil de Norte a Sul e o cerrado do Planalto Central. Passadas quatro décadas, muito foi mudado.
O ParkShopping cresceu com a capital, passou por reformas e ganhou até mesmo uma parada de metrô em frente, que foi batizada como “Estação Shopping” — em referência ao empreendimento. “Trouxe um desenvolvimento para essa região. É um polo de serviço, de crescimento. Virou referência até pela estação do metrô. Eu tenho um carinho muito grande por Brasília porque foi onde eu comecei. Minha vida empresarial começou aqui”, destacou. “A Multiplan tem cinco alicerces. E um deles é o ParkShopping”, enalteceu o empresário.
Amor pela capital
Peres destaca seu amor pela cidade que, segundo ele, lhe trouxe um novo simbolismo para a vida e para os negócios. “Essa cidade tem um clima que me agrada muito, capital que foi desenhada. É uma obra de arte. Muita gente vem para cá conhecer esse projeto de arquitetos renomados, os mais importantes da história”, destacou.
“Nada é impossível. Quando você quer muito, a vontade e a insistência fazem tudo, movem montanhas. Você precisa insistir”, disse. “Esse shopping é fruto de uma insistência. O primeiro ano de existência dele foi dificílimo. Esforço do meu pai, que ficou doente na época. Foi muito difícil. Os lojistas não eram tão experientes como são agora. Brasília também não era o que é hoje. Foi uma ousadia que valeu a pena”, relatou.
O presidente do Correio, Guilherme Machado, também destacou o crescimento do shopping como parte da trajetória de Brasília. “Faz parte da cidade. Tem 40 anos e a cidade tem 63 anos. Então, faz parte da história de Brasília. Está cada dia maior e mais moderno. Estão sempre se modernizando. Eu só tenho a parabenizar os diretores e os gestores do Park Shopping, pois ele se confunde com Brasília”, disse.
“Pela minha percepção, estão sempre se atualizando, sempre buscando novas alternativas. Facilitando acesso. O shopping hoje não é só um lugar de compras. É um ponto de encontro, passeio, um lugar de entretenimento e diversão. E a Multiplan sabe fazer isso muito bem”, concluiu Machado.
Reinvenção
Eduardo Kaminitz Peres também citou os desafios de inovação do setor pós-pandemia de covid-19. Ele destacou os aprendizados do período. “Todo mundo viveu um momento muito difícil e ruim. Além de você ver a morte de perto e conviver com esse assunto por muito tempo, você ficou privado de muita coisa”, disse. “A covid foi péssima, mas fez todo mundo repensar. Fez todo mundo parar e botar uma balança e pensar se vale a pena se privar do que realmente gosta de fazer”, completou.
Sobre o crescimento do varejo on-line, ele ressaltou que o shopping se saiu bem nas vendas e possui uma proposta diferente do e-commerce. Para ele, a era digital é uma aliada nos negócios. “Eu não vejo a tecnologia como vilã para as compras. Eu olho pelo lado positivo. Todos os aplicativos hoje, você tem mil maneiras de chegar ao shopping. O e-commerce é muito focado naquilo que não é experiência, naquilo que é commodity. O shopping é diferente. Você faz tudo, até compra. E a gente quer continuar assim. Mais restaurantes, mais gastronomia, mais experiência”, declarou.
Ao longo dos 40 anos, o PKS protagonizou 10 expansões, além do ParkShopping Corporate. Atualmente, em quase 60 mil metros quadrados, abriga 400 lojas, registrou um fluxo de 11,2 milhões de visitas em 2022 e é responsável pela geração de pelo menos 4 mil empregos, diretos e indiretos. E não para por aí: o objetivo, agora, é abrir um centro de eventos para até mil pessoas.
“Estamos estudando ainda. Até agora, já fizemos dez expansões. Essa será a décima primeira. Tivemos o primeiro sinal verde do Governo do Distrito Federal (GDF). Mas estamos estudando como será feito isso”, contou Eduardo Peres.
Com informações do Correio Braziliense
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