Ricardo Vale comenta sobre possível desvio de dinheiro do PDAF: ‘é preciso que os órgãos de fiscalização façam um controle melhor do uso desse recurso’
O distrital Ricardo Vale (PT) foi à tribuna da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para defender as investigações que a Polícia Civil do DF (PCDF), por intermédio da Delegacia de Repressão à Corrupção vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DRCOR/DECOR), realizou na manhã desta quarta-feira (8), em uma escola de Sobradinho.
De acordo com as investigações, que levou o nome de Operação Sonserina, há um suposto direcionamento de contratações de empresas pela Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Sobradinho e por algumas escolas da região, assim como o possível pagamento de vantagens indevidas aos gestores das unidades escolares.
“Escândalo de corrupção no PDAF (Programa de Descentralização Administrativa e Financeira – PDAF). O PADF não pode, em hipótese alguma, sofre em função de desvio de condutas de alguns gestores. É preciso que os órgãos de fiscalização façam um controle melhor do uso desse recurso”, afirmou Vale.
Ainda de acordo com as investigações, operação de ontem é resultado do desdobramento de outra operação, a Hogwarts, ocorrida no final de 2022, e que a partir de novas denúncias anônimas que indicavam que ilicitudes semelhantes estariam ocorrendo na CRE de Sobradinho, onde as verbas oriundas de emendas parlamentares destinadas ao PDAF teriam sido, desde o início, direcionadas à realização de serviços e compra de materiais por empresas previamente selecionadas e vinculadas aos gestores daquela unidade de ensino pública.
“Corrupção existe em todas as áreas, infelizmente. Mas roubar dinheiro de escola é roubar dinheiro do futuro da cidade”, lembrou o distrital.
Ricardo Vale lembrou também que seu mandato sempre teve uma atenção especial para com as escolas públicas do DF. Sendo, segundo ele, entre 2017 e 2018, seu mandato destinou recurso via emenda parlamentar para 100 escolas. E agora, neste mandato, já foram beneficiadas mais de 60 escolas com emendas parlamentares.
Além das autoridades competentes fazerem as investigações, o distrital também solicitou do presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), que determine a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) que acompanhe “de perto” as investigações. “Para que esse programa (PDAF) não se perca e que a gente possa continuar a melhora a qualidade das nossas escolas e do ensino público”, disse Vale.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.