youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Brasil levará meta climática ambiciosa à COP29, no Azerbaijão

By  |  0 Comments

Delegação chefiada pelo vice-presidente Alckmin prometerá reduzir emissões em 67% até 2035

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, chefe da delegação brasileira na COP29, vai entregar a nova meta na conferência do clima da ONU que acontece em Baku, no Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, chefe da delegação brasileira na COP29, vai entregar a nova meta na conferência do clima da ONU que acontece em Baku, no Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro (Foto: Ricardo Stuckert)

O Brasil se prepara para apresentar uma nova e ambiciosa meta climática durante a COP29, que será realizada de 11 a 22 de novembro em Baku, Azerbaijão. A delegação brasileira será liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que entregará à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) a mais recente Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do país. Essa meta inclui a promessa de reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa entre 59% e 67% até 2035, em comparação aos níveis de 2005.

Esse compromisso significativo, alinhado ao objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, representa um marco na busca por um modelo de desenvolvimento mais sustentável. A meta, que poderá reduzir as emissões a um patamar entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de CO₂ equivalente em 2035, é vista como uma etapa essencial rumo à neutralidade climática projetada para 2050.

O processo de revisão da NDC foi realizado com base em análises detalhadas dos cenários de emissões do Brasil e reflete um aumento de ambição em relação aos compromissos anteriores. Em relação à meta estabelecida para 2030, a nova proposta representa um salto de 13% a 29% em termos de redução de emissões absolutas, consolidando a posição do Brasil como um dos protagonistas na luta contra a mudança climática.

A estratégia de implementação da nova NDC está apoiada no Plano Clima, que direcionará as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas até 2035. O plano inclui sete eixos de mitigação e 16 de adaptação, com políticas setoriais específicas para cada um deles. Entre os instrumentos econômicos que sustentam essa nova abordagem, destacam-se o Fundo Clima, os Títulos Soberanos Sustentáveis, o programa Eco Invest Brasil e a Taxonomia Sustentável Brasileira.

A redução do desmatamento tem sido um dos pilares do esforço brasileiro para atingir suas metas. Dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que a taxa de desmatamento na Amazônia foi de 6.288 km² entre agosto de 2023 e julho de 2024, marcando uma queda de 30,63% em relação ao período anterior — a maior redução percentual em 15 anos. No Cerrado, o desmatamento foi de 8.174 km², menor taxa registrada desde 2019 e uma queda de 25,7% em relação ao período anterior.

Essas conquistas representam uma significativa contribuição na redução das emissões de CO₂, evitando a liberação de 400,8 milhões de toneladas de gases de efeito estufa nos dois primeiros anos do atual governo. O governo federal tem trabalhado de forma integrada em iniciativas como o Plano ABC+, o Plano Combustível do Futuro e o Plano de Transição Energética, que, juntamente com programas como o Planaveg e o Programa Florestas Produtivas, compõem um robusto conjunto de ações para consolidar um desenvolvimento sustentável e de baixo carbono.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Não perca as promoções da Black Friday da Campeão da Construção; centenas de produtos com descontos imperdíveis

    Não perca as promoções da Black Friday da Campeão da Construção; centenas de produtos com descontos imperdíveis

    O mês de novembro começou quente na Campeão da Construção. Não bastando as promoções que já são habituais nas lojas, agora também há os produtos que estão com descontos promocionais em razão da Black Friday. São centenas de produtos com descontos imperdíveis e que vão surpreender a todos, seja quem busca por itens voltados para…


  • Vendas no comércio crescem 0,5% em setembro e igualam patamar recorde

    Vendas no comércio crescem 0,5% em setembro e igualam patamar recorde

    As vendas no comércio brasileiro cresceram 0,5% na passagem de agosto para setembro. Esse desempenho coloca o setor de volta ao nível mais alto da série, atingido anteriormente em maio de 2024. A constatação faz parte da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado…


  • Escala 6X1: redução de jornada é tendência mundial, diz Alckmin

    Escala 6X1: redução de jornada é tendência mundial, diz Alckmin

    O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou nesta terça-feira (12/11), ao comentar sobre o fim da escala 6×1, que a redução da jornada de trabalho é “tendência no mundo inteiro”. Porém, argumentou que a discussão cabe à sociedade e ao Congresso Nacional. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *