Ir para o conteúdo
Casa Educação Garis ganham festa de formatura de curso de alfabetização
Educação

Garis ganham festa de formatura de curso de alfabetização

Compartilhar
Compartilhar
Após nove meses em sala de aula, 44 garis da Sustentare Saneamento vão receber certificado de conclusão de curso de alfabetização. Destes, 37 são mulheres e sete são homens com faixa etária entre 34 e 70 anos. A festa de formatura ocorrerá hoje (5), às 19h, na Universidade Católica de Brasília (UCB). De iniciativa da Sustentare, o projeto conta com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF) e da UCB. Novas turmas serão abertas no ano que vem.
Levantamento do Departamento de Recursos Humanos da Sustentare aponta que dos 2.500 garis da empresa, cerca de 55% são analfabetos ou não concluíram o ensino primário. “Além de proporcionar uma vida mais digna, a alfabetização é muito importante para aumentar o engajamento dos funcionários, as chances de promoção e diminuir os riscos de acidentes”, afirma Williani Carvalho, Coordenadora de Projetos e Recursos Humanos da Sustentare Saneamento. Este é o quarto ano que a empresa patrocina o curso de alfabetização para os garis. Mais de 100 profissionais já foram alfabetizados.
Para a festa de formatura, as lojas Lisdamas (trajes femininos) e Sonho Real (trajes masculinos) forneceram voluntariamente roupas de gala para todos os alunos. Amanhã (5), a Embelleze fará os penteados e a maquiagem dos graduandos gratuitamente. A festa será promovida pela UCB e terá mesa de frios e bebidas.
No dia 8 de março, foram iniciadas três turmas sem custo algum para os estudantes.  A Turma A, com 15 estudantes, ocorreu as quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 15h20. A Turma B, com 18 alunos, foi ministrada nas quintas e sextas-feiras, no mesmo horário. A Turma C as terças e quartas, no mesmo horário, com 11 alunos.
A Sustentare Saneamento forneceu o transporte para os colaboradores e viabilizou os alfabetizadores. O SLU-DF autorizou que os alunos estudassem durante o horário de trabalho e que as dependências da DL Sul fossem utilizadas como salas de aula. A UCB forneceu o material escolar.
A metodologia do curso foi desenvolvida pela UCB, por meio do projeto filantrópico “Alfabetização Cidadã”, que atende jovens e adultos não alfabetizados. Os professores Luis Filipe Arruda, Amanda Teles e Williani Carvalho são funcionários da Sustentare e fizeram o curso de capacitação de educador promovido pela universidade.
“A maioria de nossos alunos não sabia sequer escrever o próprio nome quando iniciaram o curso. Agora são capazes de ler e escrever parágrafos inteiros. Eles já pegam ônibus sozinhos, leem placas de sinalização e até ajudam os filhos nas tarefas da escola”, explica Amanda Teles.
O curso de alfabetização teve duração de nove meses e carga horária de 270 h/a. Após a entrega dos diplomas, os alunos serão encaminhados à rede pública de ensino.
SERVIÇO
O que: festa de formatura do curso de alfabetização de garis
Quando: 05/12/2018 (quarta-feira), às 19h.
Onde: auditório do prédio central da Universidade Católica de Brasília (UCB) QS 7 Lt. 1, EPCT (Taguatinga Sul).
Quem: garis da Sustentare Saneamento
Maquiagem e cabelo: 05/12/2018, a partir das 10h, na DL Sul (Av L4 Sul, ao lado da Unieuro – no SLU). A maquiagem e cabelo serão feitos gratuitamente por profissionais da Embelleze do Gama.
Porque: ação de responsabilidade social da Sustentare Saneamento para alfabetizar garis com o apoio da UCB e do SLU-DF.
Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Inscrições para a seleção estudantil da UnDF são prorrogadas até 25 de maio

As inscrições para o processo seletivo estudantil 2025 da Universidade do Distrito...

MEC divulga lista de espera das vagas remanescentes do Fies

O resultado da lista de espera das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil...

Alunos da rede pública do DF se preparam para a Olimpíada Brasileira de Astronomia 2025

As escolas públicas do Distrito Federal estão mobilizadas para a 28ª edição...

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

As pessoas que solicitaram isenção da taxa de inscrição para o Exame...