youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Barroso determina uso obrigatório de câmeras por PMs em São Paulo

By  |  0 Comments

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, determinou nesta segunda-feira (9/12) o uso obrigatório de câmeras corporais em policiais militares do estado de São Paulo.

A decisão vem em meio a uma escalada de violência policial no estado. Na semana passada, um PM jogou um homem de uma ponte na zona Sul de São Paulo. Ao todo, quatro policiais do 24º Batalhão Policial Militar de Diadema estiveram envolvidos na abordagem do motociclista, sendo que um deles foi flagrado segurando o homem pela camiseta, se aproximando da beirada da ponte e o empurrando no rio.

A decisão de Barroso desta segunda-feira atende a um pedido feito pela Defensoria Pública do estado.

Além do uso de câmeras nos uniformes, Barroso ainda determinou a divulgação de dados no portal da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a recomposição do número total de câmeras para o mínimo de 10.125 equipamentos em operação, a gravação ininterrupta até que seja comprovada a efetividade do sistema de acionamento remoto (automático e intencional), o fornecimento de informações sobre os processos disciplinares por descumprimento do uso das câmeras corporais e a apresentação mensal de relatórios pelo governo de São Paulo sobre o andamento das medidas.

Para Barroso, “os fatos novos relatados apontam para o não cumprimento satisfatório dos compromissos assumidos pelo Estado de São Paulo quanto à efetivação da política pública de uso de câmeras corporais pela polícia”.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • COP30 não deve ser símbolo de paralisia ou fragmentação, afirma Haddad

    COP30 não deve ser símbolo de paralisia ou fragmentação, afirma Haddad

    Em discurso na cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos Brasil-França, o ministro reafirmou o compromisso do Brasil com uma agenda de desenvolvimento sustentável O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou o compromisso do governo brasileiro com uma agenda de desenvolvimento sustentável e disse que a COP30 — Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece…

  • Entenda a lei de reciprocidade econômica aprovada pelo Senado

    Entenda a lei de reciprocidade econômica aprovada pelo Senado

    Texto foi aprovado como resposta ao tarifaço de Trump e às exigências ambientais “que extrapolam a razoabilidade” A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (1º/4) o projeto da reciprocidade econômica. Na prática, o texto prevê que o Brasil poderá impor tarifas ou sanções a países que fixarem algum tipo de restrição à…

  • Senado dividido sobre projeto que limita STF e penas do 8 de janeiro

    Senado dividido sobre projeto que limita STF e penas do 8 de janeiro

    Senador Izalci Lucas (PL-DF) prevê aprovação rápida da proposta, enquanto Soraya Thronicke (Podemos-MS) acredita que projeto será engavetado e reforça gravidade dos crimes cometidos O Senado está dividido sobre a proposta que busca limitar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente no contexto das condenações dos atos golpistas de 8 de janeiro. Enquanto o senador…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *