youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Bloqueios no Cadastro Único: saiba como identificar a visita de um servidor da Sedes

By  |  0 Comments

Por meio do Cadastro Único (CadÚnico), as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa têm acesso a diversos programas governamentais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Contudo, é necessário que os dados do beneficiado estejam atualizados no sistema – algo que as equipes da Central de Cadastro Único (Cecad) da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) têm encontrado dificuldade em realizar.

O problema consiste na recusa de contato das famílias que desconhecem o atendimento do Cadastro Único em Domicílio e estão com receio que seja fraude ou golpe. Por este motivo, elas não estão aceitando o agendamento e em algumas situações estão bloqueando os números de WhatsApp da equipe da Sedes. As pessoas que estão aptas para receber o benefício, mas estão com os dados desatualizados e sem upload de documentos há dois anos, precisam de atualização e avaliação socioassistencial domiciliar para não deixar de cumprir os requisitos e serem bloqueadas no programa.

“Nós temos feito um esforço de comunicação para a população ter a certeza de que não se trata de golpe, são as equipes da Sedes mesmo que têm entrado em contato. Essas famílias unipessoais (de uma pessoa só) para as quais temos ligado precisam do atendimento em domicílio, conforme orientado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Nós não solicitamos dados, apenas confirmamos os que já temos, agendamos o dia da visita e nossos servidores vão em carro oficial, devidamente uniformizados”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Como apontado pela representante da pasta, outro problema é quando o agendamento é realizado e o cidadão não está na residência no dia e horário combinados, por achar que se trata de um golpe. Entre as consequências dessa falta de atualização está a exclusão do cadastro e a perda do benefício, podendo não ser habilitado a recebê-lo futuramente.

Como se certificar

Além das orientações passadas pela Sedes, de que nas visitas os servidores vão em carros oficiais e devidamente uniformizados, é importante destacar que, mesmo usando vários telefones para entrar em contato e sem um número oficial específico, as equipes não solicitam dados por telefone, apenas os confirmam e marcam o agendamento, sem a necessidade de perguntar pelas informações do zero.

Caso haja qualquer dúvida quanto à veracidade, é possível contatar a Sedes pela Ouvidoria no 162 ou mandar uma mensagem pelo Instagram, em @‌sedes_df.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Pesquisa de Emprego e Desemprego será apresentada nesta quinta (19)

    Pesquisa de Emprego e Desemprego será apresentada nesta quinta (19)

    Dados poderão ser conferidos pelo canal do IPEDF no YouTube O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentam, nesta quinta-feira (19), às 10h, os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF) e da Periferia Metropolitana de Brasília (PED-PMB)…

  • Brasília celebra a cultura com a reinauguração da Sala Martins Pena

    Brasília celebra a cultura com a reinauguração da Sala Martins Pena

    Uma das mais importantes salas do Teatro Nacional Claudio Santoro passa a contar com 480 lugares, além de melhorias para espectadores com necessidades especiais. A Secretaria de Cultura preparou ampla programação de shows O projeto de restauração contempla inovações e respeito à história – (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Brasília) Fechada há uma década, a sala Martins…

  • Mudança no cálculo do Fundo Constitucional do DF pode reduzir empregos

    Mudança no cálculo do Fundo Constitucional do DF pode reduzir empregos

    Setor produtivo está mobilizado para evitar que a alteração no FCDF seja aprovada. Possível redução dos recursos destinados à capital vai gerar forte impacto na economia local. Projeto deve ser votado hoje Um eventual corte no Fundo Constitucional preocupa setor produtivo e vai afetar diretamente os consumidores, que perderão poder aquisitivo, por conta de mais…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *