Aeroporto de Brasília recebe pouso inédito do avião mais moderno da Airbus
By 0 Comments
|
O Aeroporto Internacional de Brasília recebeu, pela primeira vez, nesta quarta-feira (27/2), a aeronave Airbus A330-900neo. Considerado um dos aviões mais modernos em atividade, o modelo transportou passageiros de Lisboa para o Distrito Federal, em um voo da TAP. A capital é a quarta cidade no mundo a receber um voo dessa aeronave.
Às 17h, 30 pessoas, entre fotógrafos amadores apaixonados pela aviação (chamados de spotters) e outros observadores, estavam na pista do terminal aéreo para registrar do pouso da aeronave. Ele acompanharam também o tradicional batismo do avião, cerimônia realizada sempre que uma nova aeronave aterrisa no aeroporto e que consiste no lançamento de jatos d’água sobre ela.
A aeronave Airbus A330neo fez o voo de estreia em 19 de outubro de 2017. O modelo atende ao setor de médio-longo alcance, e o motor projetado pela Rolls-Royce trouxe 10% a mais de eficiência que os motores das demais aeronaves. Somado à maior envergadura das asas e novos sharklets, o avião consegue reduzir em até 12% o consumo de combustível.
Em junho de 2018, a TAP comprou o primeiro Airbus 330neo e o voo inaugural saiu de Lisboa com destino a São Paulo. Além das duas cidades, a aeronave pousou em Brasília e Salvador.
Menos Jet Lag
O Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa configuração de cabine com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe EconomyXtra e 168 em classe econômica. Entre as novidades do modelo, um sistema de iluminação de cabine em LED cria ambientações, durante a viagem, para reduzir os efeito do Jet Lag no passageiro.
Em nota, a Inframérica – empresa que administra o Aeroporto de Brasília – afirma que “a modenização da frota traz mais conforto aos passageiros”, e comemorou a aproximação entre o terminal brasiliense e o aeroporto de Lisboa. “A TAP opera há mais de 10 anos no Aeroporto de Brasília. A companhia aérea faz o trajeto para Lisboa diariamente. Esta é uma ligação importante de Brasília com a Europa”.