Ir para o conteúdo
Casa Política Governo Alckmin crê em “efeito rápido” da isenção do ICMS nos preços dos alimentos
Governo

Alckmin crê em “efeito rápido” da isenção do ICMS nos preços dos alimentos

Compartilhar
Compartilhar

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, disse que a isenção do Imposto sobre Circulação de de Mercadorias e Serviços (ICMS), gerido pelos estados, para determinados alimentos pode causar um efeito positivo para o preço dos alimentos em um período de tempo mais curto. 

“Nós entendemos a realidade de cada estado, por isso não é obrigatório. É uma proposta. E também não precisa zerar todos, porque isso vai passar. Na hora em que o dólar se mantiver nesse patamar e o clima melhorar, e a safra vai ser recorde esse ano, isso vai melhorar. É transitório”, disse o vice-presidente, nesta segunda-feira (10/3), em entrevista à rádio CBN.

O governo federal decidiu, em 6 de março, zerar o imposto de importação de nove produtos alimentícios considerados essenciais. A medida inclui azeite, óleo de girassol, milho, sardinha, biscoitos, massas alimentícias, café, carnes e açúcar. No entanto, um dos argumentos contrários à decisão é que ela teria pouco efeito prático para o preço final dos produtos, visto que a maioria é produzida dentro do país. 

Sobre esse argumento, Alckmin defendeu que a medida pode trazer efeitos práticos a curto prazo. “Então eu não posso reduzir todos os ICMS, mas eu posso (reduzir) de algum produto. O que puder fazer, ajuda. O governador do Piauí (Rafael Fonteles) já disse que vai reduzir, no mês que vem já vai estar zerado o ICMS de boa parte da cesta básica. Vamos aguardar”, acrescentou o vice. 

Aumento de estoque

Além da isenção do imposto de importação, o governo também anunciou outras medidas no pacote para reduzir o preço dos alimentos, como o aumento de estoque da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que serve para evitar flutuações muito elevadas dos preços praticados internamente, como destacou o vice-presidente durante a entrevista.  

“Então, essa é outra medida que vai ser tomada: fortalecer o estoque regulador. Isso é importante por causa da mudança climática. Você cada vez mais vai ter no mundo um problema de excesso de chuva, excesso de seca, esse é um problema que veio para ficar”, sustentou.

Por fim, o vice-presidente ressaltou que “não haverá nenhuma heterodoxia”, fazendo alusão aos pensamentos econômicos considerados fora da tradição liberal. “São medidas corretas, medidas adequadas, e devemos saudar, porque em um país que tem carga tributária alta, o Brasil tem quase 34% de impostos de carga tributária, reduzir imposto deve ser festejado”, completou Alckmin. 

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula assina decreto que proíbe cursos 100% on-line de Medicina, Enfermagem e Direito

    Lula assina decreto que proíbe cursos 100% on-line de Medicina, Enfermagem e Direito

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (19/5) um decreto que regulamenta o ensino a distância (EAD) no país. O texto proíbe a oferta de cursos 100% on-line nas áreas de Saúde, Educação e Direito, e define regras para a oferta dos cursos a distância e semipresenciais — categoria criada pelo decreto. A assinatura do texto ocorreu…

  • INSS exigirá biometria para concessão de empréstimos consignados

    INSS exigirá biometria para concessão de empréstimos consignados

    Aposentados e pensionistas atendidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão de realizar a biometria para desbloquear um empréstimo consignado, informou o órgão nesta segunda-feira (19/5). A medida, oficializada como despacho publicado no Diário Oficial da União, tem o objetivo de garantir segurança ao beneficiário. De acordo com o despacho que estabelece a biometria como critério para que o…

  • Restituição do Imposto de Renda 2025: veja datas de pagamento, quem tem direito e como receber

    Restituição do Imposto de Renda 2025: veja datas de pagamento, quem tem direito e como receber

    Contribuintes obrigados a declarar o Imposto de Renda podem receber restituição, caso tenham pagado mais IR para a Receita Federal do que deveriam no ano a que se refere a declaração. Para receber os valores, é preciso entregar a declaração ao fisco, informando ganhos e gastos do ano anterior. O documento, chamado de declaração de…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lula assina decreto que proíbe cursos 100% on-line de Medicina, Enfermagem e Direito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (19/5) um decreto que...

Lula participará da Marcha dos Prefeitos na terça-feira em Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa, na terça-feira,...

Comandante da Marinha assume interinamente Ministério da Defesa

O almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante da Marinha do...

Lula destaca interesse em usinas nucleares em reunião com Putin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou interesse na geração de...