
‘Nunca teve tanto dinheiro para a saúde como tem hoje no DF, portanto, está faltando uma gestão eficiente’, pontua Chico Vigilante
Em entrevista ao TaguaCei, direto do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT), comentou a respeito dos serviços públicos de saúde do Distrito Federal e afirmou que, se a condição desses serviços está precária, o motivo não é a falta de recurso financeiro, mas, sim, a falta de gestão.
“Nós temos problema sério na saúde, o Sistema Único de Saúde ainda é o melhor sistema público no mundo, agora, em Brasília, está sendo mal gerenciado, porque dinheiro tem, e tem muito dinheiro. Hoje tem muito mais dinheiro, nunca teve tanto dinheiro para a saúde como tem hoje no DF. Portanto, está faltando uma gestão eficiente, eficaz”, diz Vigilante.

Na opinião do distrital, o que é preciso fazer, é acabar com “esse negócio de nomeação política para cargos executivos na Secretaria de Saúde” e passar a contratar profissionais e pessoas qualificadas e que entendam efetivamente de gestão. “Nós temos em Brasília o índice de pessoas que são atendidas de plano de saúde, que é 28% da população, o restante, 72% da população do DF é cliente da rede pública de saúde. Por isso, a gente tem que melhorar esse atendimento”, destaca.
Oposição
Vigilante também falou sobre a situação política do país e criticou os partidos de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo ele, só pensam em anistia para os manifestantes presos pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023, enquanto que a população que discutir emprego, melhoria da qualidade de vida e outros assuntos que, de fato, sejam relevantes para o seu dia a dia.

“Eles [políticos da oposição] não têm o que dizer para população brasileira. Eles ficam falando de uma tal de anistia, quando a população quer saber de geração de emprego, quer saber de crescimento econômico, quer saber de melhorar a saúde, é isso que a população brasileira quer. Esse negócio de anistia para golpista, anistia para quem tentou de todas as maneiras aplicar um golpe na democracia, não vai funcionar, não terá anistia, por isso, que eles estão tão desesperados”, ressalta o distrital.
Lula
Ainda ao comentar sobre o governo Lula, Vigilante falou sobre a situação do governo e fez uma previsão para as eleições do próximo ano. “O Lula será imbatível em 2026, a direita não tem nome para confrontar e ganhar do Lula. O Lula tem proposta, o Lula tem projeto, o Lula é nação, por isso, que ele vai ganhar as eleições novamente”, afirma o distrital.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
-
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela
O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…
-
Paciente com câncer se casa na capela do Hospital de Base
A equipe de enfermagem e multiprofissional da enfermaria de hematologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) ajudou a tornar possível mais um pedido de um paciente. Na segunda-feira (14), foi realizada, em uma celebração emocionante, o casamento de Marcos Suel do Vale de Jesus, de 26 anos. Internado na unidade desde 28 de…