Lixão da Estrutural deverá ser desativado em outubro deste ano, informa governo; Aterro Sanitário em Ceilândia já funciona parcialmente
“O aterro controlado do Jóquei, conhecido como lixão da Estrutural, será desativado definitivamente até outubro deste ano”, afirmou o governador do Distrito Feral, Rodrigo Rollemberg, na manhã desta quarta-feira (10), no Salão Nobre do Palácio do Buriti.
“Considero um salto civilizatório na história da nossa cidade. Era uma vergonha para Brasília ter o segundo maior lixão do mundo, um lixão de triste história onde houve todo tipo de atentado à dignidade humana”, disse Rollemberg.
O lixão da Estrutural funcional desde 1960 e, segundo o governo, possui aproximadamente 200 hectares de extensão e está próximo ao Parque Nacional de Brasília – a cerca de 20 km da Esplanada dos Ministérios.
Para substituir o lixão foi criado o Aterro Sanitário de Brasília, que está em fase de construção, mas já pode receber resíduo. Aterro Sanitário de Brasília fica entre Ceilândia e Samambaia.
Agora, o governo também informa que já começou o período para que as cooperativas ou associações de catadores de recicláveis e reutilizáveis se candidatem a prestar serviços voltados ao processamento e à comercialização desse tipo de material. A data final para a candidatura é 30 de junho.