youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Presidente do Sicoob Empresarial DF fala sobre o aniversário de 21 anos de umas das maiores cooperativas de crédito do país

By  |  0 Comments

Grande conhecedor do sistema financeiro e bancário, o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores do Distrito Federal (Sicoob Empresarial-DF), Cláudio Vargas, foi um dos presentes na sede do Sicoob Empresarial, na manhã desta sexta-feira (10), em Ceilândia.

Em entrevista a nossa reportagem, Vargas falou sobre o crescimento da cooperativa nestas duas décadas e comentou sobre as dificuldades e conquistas encontrada no caminho para fazer de um banco voltado para a indústria, uma das maiores cooperativas de crédito do país.

“A Sicoob Empresarial nasceu dentro da Federação das Indústrias (Fibra) a 21 anos atrás. Foi a primeira Cooperativa de Crédito múltipla para vários segmentos. Desde lá estamos aí lutando para atender o Distrito Federal. São 21 anos de muito trabalho”, diz o presidente.

Atualmente a Sicoob Empresarial oferece todo tipo de serviço que você encontra em banco convencional. A grande diferença, conforme Vargas faz questão de destacar, é o fato de que, diferente dos outros bancos, na cooperativa, o cliente não é apenas uma cliente, ele é mais um “sócio” do banco.

“A pessoa que entra aqui paga um capitalzinho e vira dono da cooperativa, então, ele não é tratado como o cliente, ele é tratado como sócio, ele é um cooperado”, explica.

Essa particularidade faz toda diferença. Se em um banco tradicional o cliente apenas participa das ações do banco enquanto um mero consumidor, na Sicoob Empresarial ele tem uma presença ativa, com direitos e responsabilidades sobre os rumos da cooperativa.

“Tem [o cliente] as responsabilidades. Por isso, tem que ser sempre bons cooperados porque se a cooperativa melhora, ele tem direito da sobra, mas se a cooperativa for mal, ele também tem responsabilidade sobre aquilo que aconteceu”, diz.

Recentemente, o Sicoob foi escolhido pelo segundo ano consecutivo, como a terceira melhor instituição financeira do Brasil, segundo o ranking “Melhores Bancos do Mundo 2024”, realizado pela Forbes em parceria com a empresa de estudos de mercado Statista. O presidente Cláudio Vargas falou sobre essa conquista e disse que isso fortalece ainda mais a cooperativa, uma vez que ela fica no mesmo nível de credibilidade que hoje tem os grandes bancos públicos, como é o caso da Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

“Hoje a cooperativa está no meio desses grandes bancos. É um banco grandíssimo, mas nós somos proibidos de chamar de banco, mas o Sicoob é um conjunto de cooperativas espalhadas pelo Brasil inteiro. Cada cooperativa em si tem um seu conselho, tem sua diretoria, tem seu espaço e, hoje, existe um sistema que engloba todas as cooperativas do Sicoob”, explica. “O Sicoob é maior porque a união faz a força. Então, se uma cooperativa por acaso for mal outras cooperativas estão lá para manter ela viva. E se ela vai bem, ela dá segurança para todas as outras, então, é por isso que é um sistema forte”, resume.

Se no início de sua fundação a Sicoob Empresarial era uma cooperativa segmentada, atualmente ela atende todos os públicos. Seja empresário ou não, qualquer pessoa pode, de forma rápida e segura, abrir sua conta em uma agência da cooperativa. “Hoje as cooperativas são de livre admissão, ou seja, antigamente só a categoria de empresários ou funcionários de empresários que poderiam ser associados às cooperativas. Hoje não, hoje está aberto para qualquer pessoa de qualquer segmento, seja funcionário público, seja funcionário de qualquer setor, está livre a admissão”, diz Vargas.

Segundo ele detalha, para abrir uma conta no Sicoob Empresarial atualmente é preciso um depósito inicial de R$ 100, se for pessoa física, e de R$ 200 se for pessoa jurídica. “Ou seja, qualquer um tem capacidade e passará a ter muitas vantagens por vir para a cooperativa”, afirma.

As vantagens de ser um cooperado, segundo Cláudio Vargas, são inúmeras. Além de ser um sócio e ter participação no lucro da cooperativa, as taxas de serviços e os juros também são menores. “A gente sempre procura ter as melhores taxas, sempre inferiores às taxas bancárias, e tudo reverte para cooperado, então, ele tem uma instituição financeira que trabalha a preço de custo. Até nos impostos nós temos alguns benefícios, então não repassamos isso para os cooperados, isso tudo junta à sobra que a cada ano distribuímos, por isso temos muitas vantagens”, diz.

Um exemplo dessas vantagens pode ser constatado no empréstimo com relação ao crédito consignado. De acordo com Vargas, o empréstimo consignado é uma modalidade de fácil contratação, com prazos mais flexíveis de pagamento e parcelas descontadas diretamente no contracheque ou benefício, respeitando a margem consignável de cada pessoa.

“No crédito consignado ele tem a garantia que a pessoa vai pagar porque desconta na folha direto. Temos uma taxa menor, essa taxa que o ministro da Previdência exige que os bancos tenham. Sempre temos taxas mais baixas do que aquilo que o ministro está pedindo”, ressalta.

Atualmente encontra-se agências do Sicoob Empresarial em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. Além de haver também as chamadas agências compartilhadas, que podem ser encontradas em Brazlândia, Santa Maria e Recanto das Emas.   

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *