Tragédia no RS: Número de feridos e desalojados dobra em 24 horas
Segundo a Defesa Civil, as pessoas feridas passaram de 374 para 756 e o de desalojados subiu de 164.583 para 337.116
De quinta-feira (9/5) para esta sexta-feira (10/5), os números de feridos e desalojados por causa das enchentes no Rio Grande do Sul mais que dobraram. Segundo a Defesa Civil, as pessoas feridas passaram de 374 para 756 e o número de desalojados subiu de 164.583 para 337.346. Ao todo, 1.947.372 gaúchos foram afetados pelas fortes chuvas, 116 morreram e 143 pessoas estão desaparecidas.
As chuvas que atingiram o estado provocaram danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Atualmente, são 75 trechos em 47 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes. Além disso, a tragédia climática impactou outros serviços, pois 163.313 locais estão sem energia elétrica e 385.361 pessoas estão sem abastecimento de água.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio Grande do Sul voltará a ser atingido por chuvas fortes nesta sexta-feira (10/5). A previsão indica que entre hoje e o fim de semana a chuva com maior intensidade será no centro-norte e leste gaúcho, incluindo o litoral norte do estado e o sul de Santa Catarina. Neste período, os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros.
- Pessoas caminham por uma rua inundada de Eldorado do Sul, no Rio Grande do SulANSELMO CUNHA / AFP
- Vista aérea das enchentes em Eldorado do Sul, no Rio Grande do SulCARLOS FABAL / AFP
- Soldados do Exército observam seu veículo danificado em uma rua inundada de Eldorado do Sul, no Rio Grande do SulCARLOS FABAL / AFP
Ainda de acordo com o Inmet, os ventos mudarão de direção e irão soprar predominantemente de sul. Entre o fim do domingo (12/5) e a segunda-feira (13/5), as rajadas variam de oeste a sul e depois de sul, com velocidade acima de 30 km/h. Já na terça-feira (14/5), os ventos enfraquecem.
“É importante ressaltar que os volumes de chuva previstos podem causar novos transtornos em áreas já afetadas anteriormente. Por este motivo, o Inmet alerta e recomenda acompanhar e seguir as orientações da Defesa Civil Nacional”, alerta o Instituto.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento