Proposta também prorroga por mais 10 anos a vigência da polÃtica de cotas raciais
O Senado aprovou o Projeto de Lei 1.958/2021, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que amplia para 30% a reserva de vagas para pessoas negras em concursos públicos e processos seletivos simplificados no serviço público. A proposta também prorroga por mais 10 anos a vigência da polÃtica de cotas raciais. O texto agora segue para sanção do presidente da República.
De acordo com o projeto, a cota de 30% será aplicada sempre que houver ao menos duas vagas disponÃveis. Quando a aplicação do percentual resultar em frações, o número será arredondado para cima caso igual ou superior a 0,5, e para baixo nos demais casos.
O critério para inclusão nas cotas será a autodeclaração como pessoa negra, combinada com o reconhecimento social a partir de caracterÃsticas fenotÃpicas. Os editais dos concursos deverão prever mecanismos de verificação complementar, baseados em diretrizes como a padronização nacional das regras, a participação de especialistas, o respeito à s especificidades regionais e a exigência de decisão unânime para eventual contestação da autodeclaração.
O projeto também prevê a inclusão de indÃgenas e quilombolas entre os beneficiários da reserva de vagas, embora o percentual destinado a esses grupos ainda precise ser regulamentado.
A proposta foi aprovada em votação simbólica, na quarta-feira (7/5), com apenas um voto contrário, do senador Eduardo Girão (Novo-CE). O PSB apresentou ressalvas ao artigo que determina a revisão da lei após 10 anos, levando esse trecho a ser votado separadamente.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Primeiros R$ 292 milhões serão devolvidos a partir do dia 26
- Em encontro com Putin, Lula mostra interesse em usinas nucleares
- Dia Mundial do Lúpus chama a atenção para a conscientização sobre a doença
- CNU 2: saiba quais são os órgãos federais participantes da nova edição
- Supremo refuta manobra da Câmara para livrar Ramagem
Deixe um comentário