Os militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de todas as tendências, independentes, e muitos companheiros e companheiras do Distrito Federal se reuniram, nesta sexta-feira 9, no PT Regional e registrou para realizar o registro da chapa PT “Lula no Planalto, e PT no Buriti”.
A chapa, que é encabeçada pelo ex-deputado federal Geraldo Magela, é mais uma forma que a militância encontrou para fortalecer o PT no DF. A chapa está dialogando com os militantes, as tendências e simpatizantes a fim de fazer o maior número de delegados possíveis a fim de apoiar uma candidatura no próximo Processo de Eleições Direta (PED) que está prevista para ocorre em junho.
Construir uma chapa que representa os anseios da militância petista no DF é o objetivo de Magela, que, inclusive, já colocou seu nome à disposição do partido para ser o candidato ao GDF pelo PT em 2026. A proposta não é só eleger um candidato do PT ao governo local, mas também desmistificar as inverdades que a direita local criou em torno do maior partido de esquerda da capital federal.

O PT, como já é de conhecimento da população do DF, já governo a capital federal por dois mandatos – com Cristovam Buarque e Agnelo Queiroz –, porém, decisões internas no partido, tomadas nos últimos anos, fizeram com que a mais representativa legenda da capital federal ficasse na esteira de partidos menores, e, com isso, deixasse de lançar candidatos ao cargo de governador.
E é justamente contra essa situação que a chapa “Lula no Planalto, PT no Buriti”
pretende se impor, pois, como já dito, o PT no DF, além de ter tradição e experiência à frente do GDF, é também o partido com o maior número de filiados.

O apoio de Magela à chapa é mais uma demonstração de que dentro PT ainda há resistência. Com sua história de luta e dedicação ao partido e às causas sociais, Magela é hoje um dos agentes públicos mais preparado para dirigir o DF e, assim, melhorar a qualidade de vida da população.
Magela também tem se posicionado firmemente contra o governo de Ibaneis Rocha (MDB), que segundo ele, é um “desgoverno”, que tem abusado do poder para manter o povo em filas intermináveis nos hospitais e unidades de saúde; precarizando a segurança pública e a educação; privatizando espaços públicos, com a venda da Rodoviária do Plano Piloto, do BRB e da CEB; além de ser um representante direito da direita golpista, a mesma direita que no dia 8 de janeiro de 2023 depredou os prédios da Praça dos Três Poderes e colocou Brasília, injustamente, nas páginas policiais dos principais jornais do país.

Então, a chapa “Lula no Planalto, PT no Buriti” é mais uma forma que a militância petista encontra para dizer que a luta não terminou e que não há vitória sem sacrifício e emprenho. É preciso se organizar e estar juntos em momento em que a dispersão, a desunião tentam reinar dentro do partido, justamente por não haver objetivos pré-definidos.
Geraldo Magela representa a união, o coletivo em prol de um causa só: fortalecer o PT no DF e, com isso, aumentar a votação de Lula no capital federal, e ser a vanguarda da esquerda para que a partido volte a governar Brasília e tenha grandes bancadas no Congresso, com destaque para a candidatura da companheira Érika Kokay que deverá concorrer ao Senado, e na CLDF.
O lançamento da chapa não visa afrontar qualquer tendência dentro do PT-DF e também não é oposição a nenhum candidato ou candidata a presidente da sigla. Nosso objetivo, é manter o partido unido e preparado para enfrentar os adversários em 2026 e ganhar as eleições.
Até a vitória!
Opinião de Jeová Rodrigues
Ex-presidente do PT de Ceilândia
Possibilidade de um DF melhor, passa pelo fortalecimento e organização do PT-DF; chapa “Lula no Planalto, PT no Buriti”, liderado por Geraldo Magela, busca coragem e união
Os militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de todas as tendências, independentes, e muitos companheiros e companheiras do Distrito Federal se reuniram, nesta sexta-feira 9, no PT Regional e registrou para realizar o registro da chapa PT “Lula no Planalto, e PT no Buriti”. A chapa, que é encabeçada pelo ex-deputado federal Geraldo Magela, é…
Primeiros R$ 292 milhões serão devolvidos a partir do dia 26
Valores estornados são referentes a descontos feitos indevidamente na folha de pagamentos de abril. A partir da próxima terça-feira, beneficiários que se sentem afetados poderão pedir o ressarcimento O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) informou ontem que fará a devolução de R$ 292,7 milhões a aposentados e pensionistas que tiveram descontos no benefício. O…
Em encontro com Putin, Lula mostra interesse em usinas nucleares
No encontro com Putin, em Moscou, presidente manifesta intenção de estreitar a “parceria estratégica” com a Rússia, em áreas como a energética. Brasileiro diz que tarifaço de Trump joga por terra respeito à soberania dos países O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou interesse na geração de energia produzida a partir de usinas nucleares…
Deixe um comentário