Agosto Lilás no DF visa sensibilizar sociedade sobre violência doméstica e familiar contra a mulher
Cada uma escolheu uma abordagem diferente para falar de um tema espinhoso: a violência doméstica e familiar contra a mulher. Laura preferiu entregar a máscara, falar da importância da proteção no combate ao coronavírus e, em seguida, pediu licença para ter mais uns minutos de atenção da mulher abordada. “Posso te falar um pouquinho sobre a violência de gênero?”, perguntava.
Já Dorinha preferiu ir direto ao ponto e disparava: “Você sabe que a mulher não está só, que ela pode melhorar o currículo, ter atendimento psicológico, ter acesso a serviços e telefones para denunciar as agressões sofridas por elas?”, dizia ela, que, em uma das conversas, conheceu a história de uma feirante que veio do Piauí, fugida do marido agressor. A moça garantiu que passaria todas as informações à irmã, que é protagonista da mesma tragédia.
Laura Albuquerque é chefe da Unidade Móvel, e Maria Dasdoria de Freitas é gerente de Diversidade, da Secretaria da Mulher. Ambas participam da ação realizada pela SMDF e pela Secretaria de Governo para distribuir 14.500 máscaras de tecido, até o dia 30 de agosto. Durante esse período, serão realizadas visitas a 20 feiras do Distrito Federal e do Entorno.
Mas não só isso. Em virtude das comemorações dos 14 anos da Lei Maria da Penha e do Agosto Lilás – mês de conscientização, em todo o país, sobre a importância da prevenção e do enfrentamento da violência de gênero – durante a ação, a equipe de servidoras da Subsecretaria de Promoção da Mulheres, da SMDF, também estará à disposição para orientar e acolher as mulheres que precisarem de informações sobre como buscar ajuda em caso de sofrerem violência doméstica.
Elas serão apresentadas aos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceam), aos Núcleos de Atendimento à Família e Autores de Violência Doméstica (Nafavd) e a projetos como o Mulher, Você Não está Só, um canal de comunicação da secretaria com as vítimas de violência. Também serão incentivadas a pedirem socorro em casos de agressão física, psicológica, sexual, moral e até patrimonial, além aprenderem a denunciar os abusos por telefone ou de forma on-line.
“Estamos muito felizes com essa parceria com a Secretaria de Governo porque compreendemos que, durante o Agosto Lilás, essa é uma excelente oportunidade de estarmos junto à comunidade para, não só conscientizarmos sobre o uso das máscaras, mas podermos identificar as mulheres que estejam vivendo uma situação de violência e dar a elas as informações e orientações necessárias”, acredita a secretária da mulher, Ericka Filippelli.
O desafio é protegê-las
Outra missão do projeto é alertar as feirantes sobre a importância do uso da máscara no combate ao coronavírus. A proposta é que elas sejam replicadoras das orientações recebidas a respeito da necessidade de uso dos equipamentos de proteção contra a doença, em casa, no ambiente de trabalho, para sua família e entre os colegas de trabalho. Além disso, a equipe irá reforçar a necessidade de elas se manterem protegidas durante o expediente nas feiras, locais onde se concentram um grande número de pessoas.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber