
CLDF inaugura hoje (10) Comissão Permanente do Direito das Mulheres
A Câmara Legislativa realiza, nesta terça-feira (10) às 15h30, uma reunião extraordinária para instalação da Comissão Permanente do Direito das Mulheres, instituída em março pela Resolução nº 343/2024. O evento marcará o lançamento oficial do órgão e servirá também para definir sua presidência, vice-presidência e demais cargos que compõe o colegiado.
A presidência da comissão será definida dentre nos nomes que constam como membros titulares no Ato do presidente nº 485/2024, divulgado no Diário da Câmara Legislativa de hoje (10). São membros titulares as deputadas Doutora Jane (MDB), Dayse Amarílio (PSB), Paula Belmonte (Cidadania) e Jaqueline Silva (MDB), bem como o deputado Pastor Daniel de Castro (PP).
Já a suplência conta com os nomes dos deputados Joaquim Roriz Neto (PL), Fábio Félix (Psol), Chico Vigilante (PT), Jorge Vianna (PSD) e Thiago Manzoni (PL), que substituirão os titulares em seus impedimentos.
Em março, quando foi editada a resolução de criação do colegiado, a primeira signatária do projeto, Doutora Jane, declarou que a comissão irá garantir uma “representação efetiva das demandas das mulheres na esfera legislativa e contribuir para o avanço da equidade de gênero em nossa sociedade”.
Já a atual procuradora da Mulher da CLDF, deputada Dayse Amarilio, pontuou que o novo órgão “é mais um espaço importante em relação aos projetos voltados para as mulheres. Como comissão, vamos conseguir avaliar e amadurecer melhor as propostas”, avaliou.
Objetivos
A Comissão Permanente do Direito das Mulheres tem como objetivo promover e proteger os direitos das mulheres em diversas áreas. Entre suas atribuições estão a emissão de pareceres sobre temas relacionados à igualdade de gênero, combate à violência doméstica e políticas públicas ligadas à equidade. A comissão também se dedicará a questões de saúde, educação inclusiva e direitos das mulheres em situações de vulnerabilidade.
O colegiado promoverá também ações educativas e de conscientização para combater o machismo e a discriminação. Há ainda a previsão de debates e eventos que envolvam a sociedade civil e autoridades, intensificando a discussão sobre os direitos das mulheres.
Além disso, o órgão será responsável por fiscalizar a implementação de políticas públicas, colaborar com organismos nacionais e internacionais, e receber e encaminhar denúncias de transparência dos direitos das mulheres, garantindo que estas questões sejam tratadas de forma ampla.
Com informações da CLDF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital; saiba como acessar
O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (10), a Caderneta Digital de Saúde da Criança, integrada ao aplicativo Meu SUS Digital. A plataforma permite o acompanhamento do bem-estar e do desenvolvimento por meio de duas áreas de atenção: registros de saúde e cuidados da família. As mães, pais e responsáveis por essas crianças continuarão a ter acesso à caderneta na versão…
-
Governo confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações
O líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (União Brasil-MA), foi confirmado pelo governo como novo ministro das Comunicações, nesta quinta-feira (10/4). O anúncio foi feito pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, depois de uma reunião com Lula (PT) no Palácio da Alvorada. O nome do parlamentar já circulava como substituto de Juscelino…
-
Bronquiolite é a principal causa de internação por infecção respiratória em menores de 1 ano
Com a chegada das estações mais frias, os atendimentos por doenças respiratórias em crianças disparam, enchendo as emergências pediátricas em todo o país. No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a situação não é diferente – de janeiro a 10 de abril deste ano, o pronto-socorro infantil da unidade registrou 8.960 atendimentos, a maioria por…