Covid-19: DF registra 3,8 mil casos em agosto; número representa aumento de 259% em relação a julho
O Distrito Federal registrou 3.808 casos de Covid-19 em agosto. O número representa um aumento de 259% em relação a julho, mês em que foram confirmados 1.058 casos.
Os dados foram reunidos pelo g1, com base nos boletins semanais da Secretaria de Saúde do DF. O infectologista Julival Ribeiro lembra que a transmissão da Covid nunca acabou, e que vírus segue desenvolvendo novas variantes.
Segundo o médico, um dos motivos para o aumento dos casos é a aglomeração em lugares fechados e a baixa umidade no DF, que prejudica a saúde.
“Na minha visão, a tendência é, infelizmente, que esses números aumentem. Parece que a Covid veio para ficar, igual a gripe com as novas variantes”, diz Julival Ribeiro.
DF registra aumento nos casos de Covid-19
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, foram registrados:
- ⬆️ 3.808 casos de Covid em agosto – registrados nos boletins de 6 de agosto a 2 de setembro;
- ⬆️ 1.058 casos de Covid em julho – registrados nos boletins de 9 a 30 de julho;
- ⬆️ 488 casos em junho – registrados nos boletins de 11 de junho a 2 de julho.
Conforme a pasta, foram notificadas 6 mortes pela doença no Distrito Federal entre junho e julho, sendo 5 mulheres e 1 homem.
Alertas
O infectologista Julival Ribeiro explica que a transmissão do vírus nunca acabou e que o aumento nos casos também foi registrado em outros estados. Em São Paulo, por exemplo, houve um aumento de 66% entre julho e agosto.
O médico também destaca que outros países estão sofrendo com novos casos, como os Estados Unidos, por exemplo. O infectologista diz que o Brasil deve ficar atento às novas variantes do vírus e aos riscos da síndrome da Covid longa.
“A Covid longa causa diversos problemas de saúde. Vai ter muita incapacitação de pessoas”, diz o infectologista.
👉 Um levantamento da Universidade de São Paulo (USP) diz que o número de casos está aumentando e que a vacinação está abaixo do esperado.
👉 Conforme os pesquisadores, o aumento ocorreu porque várias pessoas não completaram o esquema de vacinação da Covid, e muita gente do grupo prioritário não tomou a vacina atualizada.
Sistema de defesa do corpo humano é afetado pela baixa qualidade do ar
Julival Ribeiro diz que os brasilienses devem se hidratar bastante, principalmente devido a baixa umidade do ar registrada nos últimos dias. Segundo ele, o sistema de defesa é afetado pela baixa qualidade do ar.
Veja as dicas do infectologista sobre os cuidados necessários:
- Hidratação
- Fique atento aos sintomos e, se estiver com suspeita de Covid, use máscara
- Evite aglomeração, principalmente em ambiente fechado
- Se for diagnosticado com Covid, respeite o isolamento
- Atenção especial ao grupo de risco
Vacinação no DF
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, a vacinação contra a Covid-19 está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para grupos prioritários e para crianças de 6 meses a 4 anos. 💉
Os grupos prioritários são, por exemplo:
- Gestantes e puérperas
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação. Pessoas com comorbidades devem levar laudos médicos.
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
OAB Nacional exige responsabilização por ameaças à democracia
A entidade tem reunião marcada para o próximo dia 9 em que o plano de golpe de Estado e triplo assassinato são a pauta. A Ordem alerta sobre ameaça à Constituição e direitos fundamentais A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional confirmou reunião para o próximo dia 9, em Brasília, cujo tema principal será…
-
Ibaneis propõe reduzir ITBI para 1% em imóveis novos e prontos
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou à Câmara Legislativa (CLDF) um projeto de lei para reduzir a alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O projeto propõe diminuir a taxa de 3% para 1% nas transferências de imóveis novos…
-
Após ajustes, governo corta mais R$ 6 bilhões do Orçamento deste ano
No limite do prazo legal, o Ministério do Planejamento encaminhou ontem à noite o relatório bimestral de receitas e despesas. O documento diz que o deficit ficará em R$ 28,7 bilhões, dentro da margem permitida pela LDO A equipe econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva demorou o quanto pôde para fechar…