
Governo trabalha para barrar anistia a presos do 8/1, diz Padilha
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, afirmou, nesta terça-feira (10/9), que o governo Lula (PT) vai trabalhar para barrar a votação, no Congresso Nacional, do projeto que anistia os presos do 8 de Janeiro.
Padilha reforçou que qualquer projeto que não seja prioridade para a votação do governo será barrado, “sobretudo projetos como esse [PL da Anistia] que aumentam a intolerância, levam a um clima de beligerância dentro da própria Câmara dos Deputados”, disse.
“Então, vamos trabalhar para que ele não seja votado, nem na CCJ [Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania]”, frisou Padilha a jornalistas após reunião no Ministério da Fazenda.
Segundo Padilha, o governo não dará atenção à votação de pautas não prioritárias. O foco, ainda de acordo com ele, são as medidas que consolidam o crescimento econômico do país, que reduzem a desigualdade e aumentam a saúde das contas públicas.
O PL da Anistia dos presos do 8/1
O texto, de autoria do deputado major Vitor Hugo (PL-GO), ex-líder do governo Bolsonaro na Câmara, pretende anistiar os presos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Desde lá, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais de 200 pessoas por envolvimento no 8 de Janeiro, quando pessoas depredaram os prédios da sede dos Três Poderes, em Brasília.
Esse projeto é uma das principais bandeiras da direita brasileira e, inclusive, apareceu como uma das pautas das manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), realizadas no último sábado (7/9) na Avenida Paulista (SP).
O PL estabelece que: “ficam anistiados manifestantes, caminhoneiros, empresários e todos os que tenham participado de manifestações nas rodovias nacionais, em frente a unidades militares ou em qualquer lugar do território nacional do dia 30 de outubro de 2022 ao dia de entrada em vigor desta Lei”.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Distrital Max Maciel diz que decisão do BRB de comprar o banco Master precisa passar pelo plenário da CLDF
O deputado distrital Max Maciel (Psol) disse, em entrevista ao TaguaCei, nesta semana, que a decisão do Banco de Brasília (BRB) de comprar o banco Master precisa ser avaliada também pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). De acordo com Max, pelo fato do BRB ser um banco público, cabe aos distritais, representantes…
-
‘Nunca teve tanto dinheiro para a saúde como tem hoje no DF, portanto, está faltando uma gestão eficiente’, pontua Chico Vigilante
Em entrevista ao TaguaCei, direto do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT), comentou a respeito dos serviços públicos de saúde do Distrito Federal e afirmou que, se a condição desses serviços está precária, o motivo não é a falta de recurso financeiro, mas, sim, a falta de…
-
‘O Brasil do Lula é bem melhor’, diz deputado Alencar Santana
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) fez diversos elogios à forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conduzido seu governo. O deputado, que falou com o TaguaCei, nesta semana direto da Câmara dos Deputados, ressaltou que o modelo de gestão adotado pelo governo Lula já tem surtido efeitos positivos em todos…