
Justiça anula condenação de ex-distrital acusado de mandar matar jovem
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) anulou a sentença que condenava o ex-deputado distrital Carlos Xavier, conhecido como Adão Xavier (sem partido), a 15 anos de prisão pela morte de um adolescente de 16 anos, ocorrida em março de 2004.
A decisão foi proferida na tarde desta segunda-feira (9/9). Com isso, o ex-parlamentar, o primeiro a ser cassado na história da Câmara Legislativa (CLDF), será submetido a um novo julgamento pelo Conselho de Sentença do TJDFT.
O ex-deputado foi preso em fevereiro deste ano após o cumprimento de um mandado de prisão. Conforme a sentença anterior, ele era apontado como o principal responsável por encomendar a morte de um jovem.
De acordo com as investigações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o crime teria sido motivado pelo fato de Carlos Xavier ter descoberto que o adolescente era amante de sua ex-esposa.
A vítima, Ewerton da Rocha Ferreira, foi assassinada, e o corpo encontrado atrás de uma parada de ônibus no Recanto das Emas.
Cassação
Pouco tempo após o crime, o nome de Carlos Xavier surgiu durante as investigações e, em agosto daquele ano, a CLDF decidiu pela cassação do então deputado — o primeiro caso na história da Casa.
O homem contratado para executar o serviço, o capoeirista Eduardo Gomes da Silva, conhecido como Risadinha, foi condenado a 19 anos e três meses de prisão. As investigações revelaram que Risadinha planejou o assassinato, contratando um adolescente e outro suspeito, Leandro Dias Duarte, que também foi sentenciado a 15 anos de detenção.
Em fevereiro, a coluna Eixo Capital, do Correio Braziliense, já havia apontado a possibilidade de anulação da sentença, o que se confirmou. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Adão Xavier.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia
Evento reúne atividades de formação e apresentações culturais a partir das 9h Com o objetivo de promover a arte, cultura e o empreendedorismo na periferia, o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) realiza neste sábado (5), o Festival A Renda Delas, que pretende valorizar o protagonismo feminino de mulheres da Ceilândia e Sol…
-
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas: Pix parcelado O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o…
-
Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF
Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o início do ano, período marcado por férias e feriados, o que impacta a regularidade das doações. A rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) tem como meta a coleta de dois mil litros de leite por mês. Entre janeiro e fevereiro,…