
Macaé Evaristo: ministra é filha de professora e lutadora pela igualdade
Mineira de São Gonçalo do Pará, no centro-oeste do estado, Macaé Maria Evaristo dos Santos tem 59 anos, é formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Filha de professora, as marcas de sua trajetória política são a promoção dos direitos das mulheres, o combate à discriminação racial e o fortalecimento da educação pública.
Macaé tornou-se professora em 1984, aos 19 anos. Graduou-se em Serviço Social e fez mestrado e doutorado em Educação. É prima da linguista e escritora Conceição Evaristo e deputada estadual pelo PT mineiro. Foi secretária nacional de Diversidade no Ministério da Educação, no governo Dilma Rousseff. Entre 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC.
“Cheguei em Belo Horizonte e fui trabalhar no bairro Tupi, que é um bairro da região norte, que, ainda hoje, é a região com o menor IDH da cidade. Quando cheguei à primeira escola que eu trabalhei, a Sebastião Novaes, as famílias dormiam na fila para ter uma vaga para as crianças aos sete anos de idade. É uma coisa que me motivou muito. Imediatamente, fui trabalhar nessa escola e comecei a participar do movimento popular junto à associação de bairro. Era uma luta por moradia associada a uma luta por acesso à educação. As famílias não tinham educação para todos. Ainda estávamos na ditadura militar”, contou Macaé, em entrevista ao projeto “Campanha de Mulher”, desenvolvido, em 2018, pela Mídia Ninja e Ella (Rede Internacional de Feminismos).
A nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania atuou na coordenação de ações como a implantação de escolas indígenas e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior. Macaé destacou-se como a primeira negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em Belo Horizonte e estadual (2015 a 2018) de Educação — nas gestões de Marcio Lacerda (PSB) e de Fernando Pimentel (PT).
Como deputada estadual, Macaé é crítica ao governador Romeu Zema (Novo), aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista à Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, criticou a política de implantação de escolas cívico-militares, uma das bandeiras bolsonaristas na educação.
“Em Minas Gerais, o atual governador, que foi reeleito, tem um pensamento bem distinto. Ele é privatista. Mas, para além de querer privatizar a educação, é um governo também que compactuou com cortes na educação e que compactuou com essa ideia de uma escola cívico-militar, que, para mim, é uma ideia autoritária. Uma escola construída em uma égide autoritária, repressora, para as camadas populares, que inclusive atenta contra meninas negras que não podem usar o cabelo black”, afirmou, em abril de 2023.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Distrital Max Maciel diz que decisão do BRB de comprar o banco Master precisa passar pelo plenário da CLDF
O deputado distrital Max Maciel (Psol) disse, em entrevista ao TaguaCei, nesta semana, que a decisão do Banco de Brasília (BRB) de comprar o banco Master precisa ser avaliada também pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). De acordo com Max, pelo fato do BRB ser um banco público, cabe aos distritais, representantes…
-
‘Nunca teve tanto dinheiro para a saúde como tem hoje no DF, portanto, está faltando uma gestão eficiente’, pontua Chico Vigilante
Em entrevista ao TaguaCei, direto do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT), comentou a respeito dos serviços públicos de saúde do Distrito Federal e afirmou que, se a condição desses serviços está precária, o motivo não é a falta de recurso financeiro, mas, sim, a falta de…
-
‘O Brasil do Lula é bem melhor’, diz deputado Alencar Santana
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) fez diversos elogios à forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conduzido seu governo. O deputado, que falou com o TaguaCei, nesta semana direto da Câmara dos Deputados, ressaltou que o modelo de gestão adotado pelo governo Lula já tem surtido efeitos positivos em todos…