Maior taxa do país: 94% das pessoas acima de 10 anos têm celular no DF
O Distrito Federal é a unidade da Federação com o maior número de pessoas acima de 10 anos que possui um aparelho celular. No total, 94,3% da população nesta faixa etária tem um telefone móvel, o que coloca a UF à frente de todas as outras neste quesito. Em 2022, aproximadamente 2,57 milhões de pessoas no grupo tinham um mobile na capital. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (9/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o IBGE, o Distrito Federal é também a unidade com mais crianças entre 10 e 13 anos que possuem aparelho celular, proporcionalmente, com 70,4% desse grupo possuindo aparelhos móveis. Além disso, a unidade da federação ainda tem o maior percentual do Brasil de pessoas que usam internet diariamente e o maior percentual de acesso à internet entre estudantes.
O órgão trouxe as informações no módulo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada em 2022. O DF se destaca na conectividade, mas ainda apresenta pontos a serem desenvolvidos.
O IBGE ainda aponta que, na população estimada do Distrito Federal de 2,7 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade, 2,6 milhões utilizaram a internet no período de referência dos últimos 3 meses do levantamento, liderando esse ranking entre as unidades da federação.
Entre estudantes, o percentual que usou a internet no período de referência foi de 98,8%. Ao todo, 99,2% deles disseram ter acesso à internet em aparelhos de celular. Por outro lado, 92 mil pessoas no DF não utilizam a internet frequentemente e a capital tem o menor percentual de acesso gratuito à rede de todo o Centro-Oeste.
Streaming
O IBGE também analisou o serviço de assinatura de streaming de vídeo nos domicílios brasileiros. O DF também se destacou, tendo o maior percentual do país de domicílios com acesso a serviço pago de streaming. São 647 mil domicílios com televisão com esse serviço, o que representa mais da metade, 62,2%, dos domicílios com televisão.
“Dentre os domicílios que tinham acesso a serviço pago de streaming de vídeo, 97,1% também tinham acesso a canais de televisão: 95,4% por meio de sinal de televisão aberta e 47,9% por meio de serviço de TV por assinatura. Entretanto, apenas 2,9% dos que tinham acesso a streaming pago de vídeo não possuíam acesso a televisão aberta ou a serviço de TV por assinatura”, divulgou o IBGE.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.