DF apresenta redução de 13,1% de homicídios neste ano, informa GDF
O número de vítimas de homicídios no Distrito Federal caiu 13,1%, no acumulado de janeiro a novembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2018. A redução se repete no total de vítimas dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam – além do homicídio e do feminicídio – o latrocínio e a lesão corporal seguida de morte.
Nos primeiros onze meses deste ano, houve 344 vítimas de homicídios. Ano passado o número chegou a 396. Somente no mês de novembro, o número de vítimas de homicídios foi 36. O número é o menor registrado para igual mês, desde 2005, quando foram registradas 48 mortes. Cinco ocorrências do total registrado resultaram na prisão em flagrante de seis pessoas.
O estudo mostra, ainda, que em 60% dos homicídios foi usado arma de fogo. Até o dia 15 de novembro, a Polícia Militar do Distrito Federal retirou 1.173 armas das ruas em 2019, o que reflete diretamente na redução dos crimes contra o patrimônio e contra a vida.
Ao analisar a redução dos dados, tanto dos crimes contra a vida como ao patrimônio, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, avalia os resultados como positivos. Tanto no cenário nacional como ao comparar o acumulado deste ano com os anteriores, a redução aparece em todos os crimes acompanhados prioritariamente pela Segurança Pública local.
A maior parte das vítimas e autores dos crimes de homicídio no mês de novembro tinham antecedentes criminais, como revela estudo da SSP/DF. Ou seja, do total dos 36 homicídios, em 71% deles as vítimas tinham passagem pela polícia. O número sobe quanto à análise dos autores, que chegou a 86% no último mês.
Neste ano foram registrados 30 feminicídios. O combate a este crime é prioridade para a Segurança Pública do DF, que tem reunido esforços para diminuir sua incidência em parceria com outros órgãos do GDF e do poder Judiciário.
A SSP/DF tem direcionado suas políticas de combate ao feminicídio por meio dos estudos realizados pela Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídio e Feminicídio (CTMHF). Um dos dados constatados pela câmara é que, até setembro deste ano, 84% dos crimes de feminicídio no DF aconteceram dentro de casa, em contexto de violência no ambiente familiar.
Como parte da estratégia para o combate à violência contra a mulher, a SSP/DF capacitou 333 profissionais da Segurança Pública, em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Os servidores receberam informações durante as aulas para o melhor atendimento às mulheres vítimas de violência, enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica e familiar.
Além destes profissionais, em setembro – durante o Curso de Formação de Praças da PMDF – 724 policiais militares participaram de palestras com o foco nas políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar, com base na Lei Maria da Penha.
Desafio
Para o próximo ano, o secretário fala do investimento no atendimento à população, tantos nos balcões das delegacias, como pelos outros canais de atendimento, como 190. “Vamos continuar o trabalho que vem sendo realizado para redução dos números, mas vamos dar atenção especial ao atendimento da população”.
Crimes contra o patrimônio
Já em relação aos crimes contra o patrimônio acompanhados prioritariamente pela SSP/DF – roubos a pedestre, veículos, transporte coletivo, comércio, residência e furto em veículo – houve queda de 12,7%, no período de janeiro a novembro deste ano, em comparação com o ano passado.
Em números percentuais, a maior redução foi nos casos de roubo em estabelecimentos comerciais, que chegou a 25,2%, seguido pelo roubo em residência (22,3%) e de veículos (16,%).
Em seguida, aparece o furto em veículo, com 13,1% a menos se comparado ao acumulado dos primeiros onze meses de 2018. O roubo a transeunte apresentou também redução de 11,8%. Por último, redução de 4,3% do roubo em transporte coletivo.
Com informações da Secretaria de Segurança Pública
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5